segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CARIDADE-Ce, 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA - PARABENS TERRA QUERIDA



No Brasil, maior nação católica do mundo, todos os municípios nasceram em torno de uma capela ou igreja. No primeiro quartel do século 17, surgiu como pioneira e proprietária de uma fazenda, a família de Antonio Gaspar da Silveira. A referida fazenda recebeu o nome de “Cágado”, tendo em vista o formato do serrote assemelhado ao quelônio.

Nosso território pertencia ao município de Canindé. Antes, na condição de um simples povoado, onde se realizava aos finais de semanas uma movimentada feira de gado para o abate nos matadouros da região e de Fortaleza. Vendedores ou boiadeiros, vinham de Boa Viagem, Madalena, Quixadá, Santa Quitéria e de outros municípios do Sertão Central. O gado era tangido a pé.

Em 1846, Caridade passou a condição de Distrito, com a emancipação política do município de Canindé, no dia 29 de Julho daquele ano.

Em 1860, já havia sido edificada uma singela Capela, na qual fora entronizada a imagem de Santo Antonio. Neste mesmo ano, o Padre José Tomaz, numa pregação missionária, durante o sermão, sugeriu que o nome de Cágado fosse substituído por Caridade. E assim, até aos dias atuais.

Em 1880, o então Padre José Antonio Cavalcante, com substancial ajuda de ilustres membros de tradicionais famílias desta nascente cidade, promoveu a ampliação da antiga Capela.

Em 1911, então distrito de Canindé, no caso Caridade, passou a categoria de município emancipado, através da Lei nº 1.039, de 04 de Agosto de 1911, voltando, porém a condição de Distrito, por força da Lei nº 1.794, de 09 de Outubro de 1920, por não alcançar o teto de arrecadação fiscal estabelecido pelo Governo do Estado.

No dia 06 de Agosto de 1958, o então Governador Flávio Portela Marcílio assinou a Lei nº 4.157, assegurando a restauração política do nosso município, incluindo na sua composição o Distrito de Campos Belos que antes pertencia ao município de Pacoti, e que, através do Decreto nº 193, de 20 de Maio de 1931 fora integrado ao município de Canindé.

Seu atual prefeito chama-se Francisco Junior Lopes Tavares. A Câmara Municipal tem na Presidência o Vereador Ari Paula Botelho.

Neste ano de 2011, será comemorado com muita festa os 53 anos da Restauração Política da Terra de Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário