segunda-feira, 25 de junho de 2012

DE 09 - 11 DE AGOSTO DE 2012 ACONTECERA O CONGRESSO CLARIANO EM CANINDÉ - CE.


Neste ano de 2012 estamos celebrando os 800 anos que Santa Clara de Assis deixou a casa de seus pais para seguir Jesus Cristo com São Francisco de Assis, seu conterrâneo e contemporâneo. Clara era uma jovem da nobreza de Assis e ficou encantada com o modo de viver o Evangelho que Francisco experimentava. Rezava pedindo a Deus um sinal, e no Domingo de Ramos, foi à missa e ali recebeu das mãos do bispo de Assis um pequeno ramo de oliveira. Para ela foi o sinal de que deveria viver ovangelho conforme seu coração pedia. Ali começava a dimensão feminina do carisma de Franciscano.
Clara foi conduzida a um Mosteiro e depois a São Damião, onde começou a Ordem das Pobres Damas, ou a Ordem das Irmãs Clarissas. Foi a primeira mulher a escrever uma Regra Religiosa aprovada pela Santa Sé.
Para celebrar os 800 anos de história de fé dessa serva de Deus, será realizado aqui em Canindé, entre os dias 09 e 11 de agosto, o “Congresso Clariano”, como desdobramento das muitas comemorações nos Regionais da Família Franciscana do Brasil que incluem também missas, reflexões, estudos e outras atividades realizadas em todas as Ordens, Congregações e Grupos de Amigos de Clara e de Francisco de Assis por este Brasil afora.
Em Canindé estaremos reunidos com atividades comemorativas e reflexões para fomentar em nossa família Franciscana o espírito desta Santa Mulher! E por que Canindé? Canindé é a Assis do Brasil, aqui aprendemos com os peregrinos que em São Francisco todos somos irmãos e ele com seu jeito manso e simples nos leva a Jesus! Venha você também ao Congresso de Santa Clara, a casa é sua, a casa é nossa!

Frei Ederson Queiroz, OFM Cap – FFB

(Fonte: Site do Santuário de Canindé-Ce.)
Saiba mais…

Da participação dos Congressistas e da comunidade

Informamos que somente participarão do Congresso, na quadra Paroquial, as pessoas devidamente credenciadas. Confirme a programação completa, ou faça sua inscrição pelo site da FFB: www.ffb.org.br. As celebrações, que acontecerão na Quadra da Gruta, Basílica e Mosteiro serão também para toda a comunidade. Portanto, você é convidado para esse momento especial em nosso Santuário de São Francisco.

Fonte: Jornal O Santuário de São Francisco das Chagas, Ed.Junho.2012, e Equipe de Comunicação do Site Santuário

HINO DO CONGRESSO CLARIANO
Santa Clara Clareou – Zé Vicente.
Santa Clara a tua estrela, clareou,clareou!
Na  constelação do amor, clareou,clareou! //
 Salve o teu nome, Flor Bela de Assis!
 Foi o Cristo pobre que te fez feliz.
 Junto ao Irmão Francisco, na paixão  da Paz
 Seguiste o Caminho (Jo. 14,6), sem voltar atrás!

Salve a tua história, de rara firmeza!
Vivendo o exemplo da  livre pobreza
Mais de oito séculos, hoje festejamos
O teu  testemunho,oi, alegres cantamos!

Salve o teu exemplo,sempre a ser seguido!
Teu ensinamento  jamais esquecido!
Cruz e Eucaristia;  dor e comunhão
Partida e chegada, de tua vocação!

Salve a tua vida, toda consagrada
Na luz do Evangelho; foste iluminada!
Força feminina para o bem da Igreja
Clara irmã querida, sempre amada sejas!

(Site: FFB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário