sábado, 28 de junho de 2014

CÂNTICO DAS CRIATURAS - SÃO FRANCISCO DE ASSIS.



Cântico das Criaturas

Lucas Fortunato Carneiro
Nova Ponte 2009
"O perfeito louvor vos é dado pelos lábios
dos mais pequeninos"
Sumário



Cântico do Irmão Sol
Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção. Só a ti, Altíssimo, são devidos; e homem algum é digno de te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que clareia o dia e com sua luz nos alumia. E ele é belo e radiante com grande esplendor: de ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas, que nos céu formastes claras e preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo, pelo qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo pelo qual iluminas a noite. E ele é belo e jucundo e vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mae terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor, e suportam enfermidades e tribulações. Bem-aventurados os que as sustentam em paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conforme tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade.

Introdução

Em todos os tempos e épocas o ser humano sempre procurou motivos para sua existência, algo que o move-se para além de si mesmo, que o leva-se a uma realidade superior. Tomando então esta consciência de busca a algo superior, ele descobre que a via para alcançar tal patamar seria a "arte". A arte expressa de forma simples e magnífica tudo aquilo que o ser tem de consciente.
A arte pode ser expressa de várias formas, mas trabalharemos em especifico as "expressões verbais". A palavra tem grande importância na comunicação humana, e transmitem sentimentos. Uma palavra pode transformar o mundo e pode também mostrar a alma e as experiências de um ser humano.
São Francisco de Assis, homem sensível à realidade humana, usa de forma esplendorosa a arte das palavras. Em seu vários escritos, um conjunto de palavras chama a atenção : "O cântico das criaturas".
São Francisco vive a presença e o encontro místico com Deus em sua vida em todos os instantes, e não deixa de forma alguma que algo lhe atrapalhe, pois a experiência de Deus é única, e o que ele simplesmente faz é "cantar" esta grande e única experiência de Deus, feita na criação.
Ao passar por grandes tormentos, São Francisco percebe que não está sozinho, encontra Deus presente em sua vida, mas não de forma sobrenatural, mas sim de forma comum, na própria criação. A criação é a maior prova de amor, onde Deus expressa o seu amor infinito pelo ser humano, e São Francisco reconhece este amor.
Portanto, ao discorrer sobre o "Cântico das Criaturas", este trabalho não procura relatar fatos históricos e muitos menos fatos da vida de São Francisco, mas procura mostrar alguns apontamentos da experiência de Deus, que São Francisco viveu em si mesmo e na natureza que o rodeava.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário