quarta-feira, 11 de setembro de 2024

SERVAS DO SANTO MENINO JESUS: SERVIR A DEUS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

 IGREJA

Servas do Santo Menino Jesus: servir a Deus através da educação

O carisma das Irmãs da Congregação das Servas do Santo Menino Jesus é a educação de crianças. Por isso elas estão na frente de várias escolas na África e levam a solidariedade da Igreja às cidades e aldeias onde trabalham.

Emmanuella Dakurah

As Servas do Santo Menino Jesus são uma congregação internacional fundada pela Serva de Deus Mary Charles Magdalen Walker, das Irmãs da Caridade Irlandesas. A convite do vigário apostólico da Nigéria Meridional e da África Ocidental, dom Joseph Shanahan, a religiosa chegou à Nigéria em 1923 com a intenção de oferecer o seu ministério no campo da evangelização e da promoção das mulheres através da educação.

A Madre Mary Charles testemunha com a sua vida aquilo que prega, nomeadamente ser tudo para todos, empenhando-se em qualquer ministério que possa ajudar a elevar o nível de vida das pessoas que serve. Trabalha incansavelmente durante décadas como educadora, nos cuidados médicos, como catequista e como assistente social.

Candidatos ao exame de graduação da Escola Primária Ancilla School, Wa, região noroeste de Gana
Candidatos ao exame de graduação da Escola Primária Ancilla School, Wa, região noroeste de Gana

Uma congregação religiosa indígena

O desejo da Madre Mary Charles de fundar uma congregação religiosa indígena torna-se realidade quando, em 1931, quatro das jovens alunas da St. Joseph’s Convent School em Calabar, na Nigéria, pedem para se tornarem religiosas. O nome que escolhem para a nova congregação, erigida canonicamente em abril de 1937, é “Handmaids of the Holy Child Jesus” (Servas do Santo Menino Jesus); em 1971, torna-se uma congregação de direito pontifício. Nas décadas seguintes, as Servas continuam a evoluir no seu carácter internacional e interétnico: de fato, muitas religiosas vêm de toda a Nigéria, Camarões, Togo, Gana, Serra Leoa, depois da Inglaterra e do Quênia. Atualmente, a congregação tem sedes na Nigéria, Gana, Camarões, Togo, Serra Leoa, Quênia, Tanzânia, Itália, Alemanha, Londres, Estados Unidos da América, Canadá e Granada.

Cerimônia de graduação dos alunos da Ancilla School, Haatso-Accra, região da Grande Acra, em Gana
Cerimônia de graduação dos alunos da Ancilla School, Haatso-Accra, região da Grande Acra, em Gana

A educação é uma missão

As Servas do Santo Menino Jesus dedicam-se à transformação de vidas através do testemunho profético da vida consagrada, da vida comunitária, da liderança participativa e do ministério apostólico, com uma opção especial pelos pobres, mulheres e crianças. A educação das crianças é um dos apostolados mais vibrantes das irmãs: de fato, as Servas são geralmente conhecidas como boas professoras e administradoras de escolas.

«Nestes pequeninos vemos Jesus, e é uma alegria vê-los crescer no conhecimento e no amor de Deus», diz uma das irmãs. O objetivo é formar a pessoa no seu todo, por conseguinte, a moral, a disciplina, as virtudes e o estudo: essa abordagem ajuda os alunos a tornarem-se cidadãos responsáveis.

As irmãs são professoras, catequistas, apóstolas

Em algumas das escolas que dirigem, as Servas aplicam o método Montessori, seguindo os passos da sua fundadora, que tinha utilizado essa abordagem na escola feminina St. Joseph Girls’ School, em Calabar, na Nigéria. A Madre Mary Charles afirmou sem dúvida que, em comparação com um jardim de infância “normal”, o Método Montessori ajuda a desenvolver as diferentes qualidades das crianças.

«A criança nativa tem a faculdade de se destacar em qualquer virtude: tudo o que é necessário é tempo, paciência e oportunidade», escreveu a Madre Mary. Ela exortava sempre as suas irmãs a lembrarem-se desta máxima: “cada professor é catequista e apóstolo”. Ao transmitir o seu legado, as Servas continuam educando as crianças, empenhando-se no ministério de Cristo do ensino, do cuidado e da catequese nas suas muitas escolas.

Ir. Emmanuella Dakurah com alunas que receberam a confirmação em Nsoatre-Sunyani, em Gana
Ir. Emmanuella Dakurah com alunas que receberam a confirmação em Nsoatre-Sunyani, em Gana

As “Ancilla Schools” em Gana

Em Gana, as Servas do Santo Menino Jesus são conhecidas pelas várias escolas que dirigem sob o nome de “Ancilla Schools”: «Estamos determinadas a formar os nossos jovens mental, física e espiritualmente: em suma, uma formação holística», dizem as irmãs. As numerosas escolas oferecem educação em diferentes níveis, desde o jardim de infância até à universidade. Em todos os aspetos do seu ensino, as irmãs têm como objetivo preparar os alunos para enfrentarem os desafios da vida, em vez de se limitarem a procurar obter simplesmente um diploma.

O seu ministério inclui também escolas especiais para crianças com deficiências, um serviço que dá muita esperança aos seus pais. «Não nos limitamos a educar as crianças; pedimos fundos a organizações e indivíduos para comprar aquilo de que necessitam, como muletas, cadeiras de rodas, uniformes e para pagarem as despesas da universidade», continuam as irmãs.

Em algumas aldeias do Gana, muitas crianças não têm acesso a uma educação de qualidade, por isso as irmãs criam comunidades nessas áreas onde podem alargar o seu ministério a estes jovens, para que sejam formados para enfrentar o seu futuro com o coração, a mente e as mãos. Em todos os aspectos do seu ministério educativo, as irmãs esforçam-se por ter em mente o objetivo de proporcionar um elevado nível de educação, seguindo os passos da sua fundadora: «Nos jovens, vemos o futuro da Igreja e do mundo em geral».

Ir. Emmanuella com as Legionárias da Escola Secundária do Sagrado Coração, Nsoatre, em Gana
Ir. Emmanuella com as Legionárias da Escola Secundária do Sagrado Coração, Nsoatre, em Gana
Festa escolar dos alunos de Ancilla School, Haatso-Accra
Festa escolar dos alunos de Ancilla School, Haatso-
Accra

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

11 setembro 2024, 08:06
FONTE: Emmanuella Dakurah

Nenhum comentário:

Postar um comentário