terça-feira, 22 de abril de 2014

JOÃO PESSOA, 22 DE ABRIL DE 2014 - REPORTAGEM SOBRE RIO PARAÍBA RECEBE VOTO DE APLAUSO NA ASSEMBLEIA.

ESTADO DA PARAÍBA
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA
GABINETE DO DEPUTADO ESTADUAL FREI ANASTÁCIO – PT


O deputado estadual Frei Anastácio (PT) apresentou, hoje (22), voto de aplauso ao Jornal Correio da Paraíba, pela matéria SOS Paraíba publicada no dia 13 deste mês, retratando a situação de degradação por que passa esse rio tão importante para o ecossistema e a história do estado.
A matéria feita pela jornalista Márcia Dementshuk, destaca a extração descontrolada de areia do rio Paraíba, que vem causando impacto ambiental e comprometendo aquele manancial e gerando prejuízos para a populaçao.
“Fico feliz por esse assunto ter despertado a imprensa da Paraíba. É importante ressaltar que desde o meu primeiro mandato, em 1998, que trazemos o debate para esta Casa Legislativa, através de sessões especiais, projetos e denúncias sobre a degradação do rio Paraíba”, disse o deputado.
Frei Anastácio destacou ainda, a criação do Fórum de Preservação Defesas do Rio Paraíba, criado a partir de uma iniciativa do mandato dele, que vem enfrentando essa luta com denúncias sobre a situação e levando o problema para os órgãos de defesa do meio ambiente e até ao Ministério Público.
“A extração de areia do rio Paraíba é uma prática erosiva que atravessa décadas. Durante esses anos, a retirada de areia do rio Paraíba tem sido pauta dos meios de comunicação e preocupação das populações que dependem daquele rio, da Apan, do Fórum de Preservação do Rio, de instituições públicas e ambientalistas, que acompanham esta questão. Apesar de várias denúncias junto ao Ministério Público, das mobilizações e de leis, as ações destrutivas continuam”, alertou o parlamentar.
Além disso, segundo o deputado, produtos químicos utilizados nas fazendas  de camarão, são lançados no rio sem nenhum tratamento.Com a segunda maior bacia hidrográfica do estado, onde 85 municípios estão inseridos, há localidades onde o rio baixou cerca de três metros em alguns trechos.
“Para se ter uma ideia, o cacimbão que abastecia a cidade de São Miguel de Taipu secou há três anos. São retirados cerca de 15 caminhões de areia  do rio Paraíba por dia. Uma ação que é danosa ao meio ambiente e seu ecossistema. Aqui queremos parabenizar ao jornal Correio da Paraíba por pautar esta problemática tão criminosa contra o meio ambiente. Eis a. importância e papel dos veículos de comunicações e dos profissionais de imprensa”, concluiu
Assessoria de Imprensa
Fones do gabinete - 083-3214-4522/4521
Fones do deputado: 8861-7284/9151-6000/

Nenhum comentário:

Postar um comentário