sábado, 9 de novembro de 2013

IPUARANA, UM PEDACINHO DO CEU AQUI NA TERRA. LUGAR DE MUITA PAZ E QUE NOS CONVIDA PARA ORAR!

GRUPO DOS IRMÃOS QUE PARTICIPARAM DO SEGUNDO ENCONTRO DE FORMAÇÃO PERMANENTE EM IPUARANA DE 04-06/11/2013.

No dia 06 como estava previsto, terminou o Encontro de Formação Permanente para os frades da 3ª idade da nossa Província de Santo Antonio do Brasil.
   Fiquei em Ipuarana ainda dois dias, retornando ao  meu Convento de Ipojuca, neste sábado dia 09 de novembro. Ontem a tarde, fiz uma volta ao redor do nosso Convento e do antigo Seminário, onde estudei no final da década de 60 e inicio da década de 70. Aproveitei aquele espaço de tempo para fazer algumas fotos de lembrança daquele espaço tão querido, não somente por mim, mais por muitos frades que por lá passaram e principalmente os nossos Ex- Alunos. Morar em Ipuarana sair, e dizer, que não sente saudades, daquele espaço maravilhoso é o mesmo que dizer, eu não tenho sensibilidade, eu não tenho amor pela natureza, pela Criação.  Um certo dia, eu estava em frente a Igreja do Convento; era um domingo. Estava acontecendo um encontro, uma senhora participante do encontro se aproximou de mim e disse:  Padre, eu nunca fui no céu mas para mim, aqui é um pedacinho do Céu.
    Para vocês, amigos(as) que moraram em Ipuarana, ou que a conhecem, está aqui, algumas fotos: 
                                                    
 Ipuarana para sempre. Lugar preferido por milhares de pessoas que a conhecem.
Capela dos nossos irmãos que já partiram para a vida eterna
 Convento de Ipuarana e sua cisterna que abastece a cozinha.

Parte do Seminário, onde ficavam os 60 banheiro dos Seminaristas
Essas duas palmeira, talvez para você, representem somente a beleza da Criação. Para mim, elas além da beleza da Criação, representam um Frade que muito me ajudou para que eu estudasse Filosofia e Teologia e me ordenasse sacerdote. Sempre quando olho para essas palmeiras, lembro muito dele. Esse Frade é o querido Frei Ivan Carneiro, de saudosa memória. Lembro como se fosse hoje, passando por Mossoró - Rn, fui ao Convento e ele disse: Osmar, leva para ti, essas duas Palmeiras e planta lá em Ipuarana que elas irão ficar bem bonitas. Recebi e fiz o que ele mandou. Hoje, estão aí, essas belezas, enfeitando a paisagem de Ipuarana.  Frei Ivan, que Deus te recompense pelo bem que você fez a nossa Província te dando um lugar no seu Reino.


O Centenário Tambor.
Campo do Seminário, lugar de lazer para os Seminaristas e também lugar para o esporte. Aqui aconteceram grandes competições principalmente entre os times: São Francisco e Santo Antônio, bonitos desfiles no 7 de setembro, Grandes celebrações, destacando-se a Celebração do 70 anos de Ipuarana, etc.

  O calvário, um belo recanto de Oração, meditação e contemplação

Esse velho tambor, era o ponto de referência para os Seminaristas, pois quando ele começava a criar novas folhas todos se alegravam porque as férias já estavam se aproximando.




3 comentários:

  1. Ao ver as fotos maravilhosas de nossa amada Ipuarana, a carruagem do tempo retroagiu velozmente levando-me ao passado mais distante, início da década de 70 do século passado, que não me sai um só instante da mente, em que fui um feliz aluno cabeça- chata do eterno e saudoso Seminário.

    Quanto aprendizado!
    Quantas amizades!
    Quanta saudade!

    Avelar Santos
    Camocim-Ce
    Email: valjean.aas@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ao ver as fotos maravilhosas de nossa amada Ipuarana, a carruagem do tempo retroagiu velozmente levando-me ao passado mais distante, início da década de 70 do século passado, que não me sai um só instante da mente, em que fui um feliz aluno cabeça- chata do eterno e saudoso Seminário.

    Quanto aprendizado!
    Quantas amizades!
    Quanta saudade!

    Avelar Santos
    Camocim-Ce
    Email: valjean.aas@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ao ver as fotos maravilhosas de nossa amada Ipuarana, a carruagem do tempo retroagiu velozmente levando-me ao passado mais distante, início da década de 70 do século passado, que não me sai um só instante da mente, em que fui um feliz aluno cabeça- chata do eterno e saudoso Seminário.

    Quanto aprendizado!
    Quantas amizades!
    Quanta saudade!

    Avelar Santos
    Camocim-Ce
    Email: valjean.aas@gmail.com

    24 de fevereiro de 2014 09:50

    ResponderExcluir