sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NOTICIAS DA NOSSA PAROQUIA DE IPOJUCA E DOS FRADES FRANCISCANOS.- AGOSTO 2013

Terá inicio hoje em Ipuarana – Lagoa Seca – Pb, o encontro de Párocos e Leigos das Paróquias da nossa Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Cada Paróquia, deve participar o Pároco e 3 leigos das pastorais paroquiais.  O Coordenador do encontro, é Frei Jean, guardião do Convento de Canindé. O encontro terminará no próximo domingo com o almoço.
     Paralelo ao encontro dos Párocos e Leigos, acontecerá também  em Ipuarana, o encontro da JUFRA do Regional, Paraíba e Rio Grande do Norte.

    Ontem dia 29 de Agosto, aconteceu aqui no nosso Convento de Ipojuca, reunião do Conselho Pastoral Paroquial, onde foi estudado o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, com a finalidade de fazer correções e emendas. No final do nosso estudo, foi elaborado o seguinte texto para ser enviado ao Vicariato, na Cidade do Cabo de Santo Agostinho:
Contribuição para o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Reunidos para o estudo do Plano de Pastoral da Arquidiocese, Frei Francisco Robério, Frei Osmar da Silva e o Conselho Pastoral de nossa Paroquia, vimos que foi bem elaborado, contempla as necessidades, anseios e missão da Igreja.
Como contribuição na parte de perspectiva de ação na DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO na pagina 36(trita e seis) daremos as seguintes propostas:
a) Propor parceria com a SEDUC (Secretaria de Educação) para a promoção de seminários contemplando temas ligados aos desafios que a sociedade enfrenta hoje.
b) Promover fórum de estudo e debates sobre as transformações no cenário social, econômico, político e religioso provocado pela implantação do Portuário de Suape.

Sem mais no momento:
Conselho Pastoral Paroquial.

    Nos dias 12 e 13 de agosto, Frei Robério e Frei Osmar, a Convite do Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Lagoa Seca – Pb, participaram dos festejos alusivos a Padroeira. Frei Robério assumiu a noite do dia 12, e Frei Osmar a noite do dia 13. Foi um momento especial para Frei Osmar e Frei Osmar, porque tiveram a oportunidade de se encontrarem com os seus amigos, amigas e ex-paroquianos.

   No dia 20 de Agosto, aconteceu no Recife, a reunião do Clero da Arquidiocese de Olinda e Recife. Frei Robério e Frei Osmar participaram.  A reunião foi muito proveitosa e teve a participação de mais ou menos uns 150 padres e vários Diáconos.
Pe. Josenildo apresentou a programação da reunião.
Primeiro assunto: Um membro da AOB, apresentou o tema -  Eleições Limpas – Dom José Haring, Pastoral dos Pescadores – Dom Antônio Fernando Saburido, apresentou uma pesquisa sobre a religião no Recife, crescimento dos evangélicos, etc. Também falou sobre a construção da Fazenda da Esperança na Arquidiocese do Olinda e Recife. Etc, etc...

   De 20 a 25 de Agosto, a Paróquia de São Miguel – Ipojuca – Pe., celebrou a semana da Família, com boa participação das Comunidades da sede e do interior. Foi uma semana bem movimentada e muito participada pelos Paroquianos de Ipojuca e do interior. O encerramento da Semana da Família, aconteceu no domingo dia 25, com a caminhada das mulheres saindo da Capela de São Francisco, às 17hs, e as dos homens, saindo da Capela de Santa Clara. As duas caminhadas se encontraram na Praça de Ipojuca e seguiram para o Convento, onde foi celebrada a Missa Campal de encerramento. Centenas de Fiéis participaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário