segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CONVENTO SANTO ANTÔNIO DE IPOJUCA ABRIGA MAIS DE QUATRO SÉCULOS DE HISTÓRIA.

 Convento Santo Antônio de Ipojuca e Santuário do Santo Cristo

O Convento de Santo Antônio de Ipojuca é um dos monumentos tombados pelo IPHAN que compõe o conjunto de conventos franciscanos em Pernambuco, talvez o mais representativo em termos da arquitetura franciscana brasileira.
Sua história remonta ao início do século XVII. No ano de 1603, Frei Antônio da Estrela, custódio da ordem em Pernambuco, atendendo às instâncias dos moradores da povoação de São Miguel de Ipojuca, que desejavam ter um convento franciscano na localidade, enviou os frades Antônio de São Boaventura e Antônio da Assunção dos Anjos com a incumbência de sua fundação.
Em 1609 estavam prontas a igreja e duas quadras do Convento, tendo o restante sido completado no decênio seguinte. O Convento foi edificado em terras do Engenho Trapiche.
A construção foi obra do mestre pedreiro Manuel Gonçalves Olinda, com planta igual à do Convento Santo Antônio de Recife, construído pelo mesmo mestre, segundo Frei Jaboatão, que dessa maneira tenta explicar a semelhança entre ambos os prédios.
O Convento também servia como local de repouso para os missionários e visitantes em travessia pelo enorme litoral entre a sede da Custódia, em Olinda, e as aldeias de São Miguel de Una e Porto de Pedras.
Em 1639, com a invasão holandesa, a povoação foi ocupada e os frades franciscanos foram presos e enviados para Recife. Os invasores saquearam o convento e nele instalaram um quartel militar. O Convento é desocupado em 1645, com a restauração luso-brasileira em Pernambuco.
Já a Capela do Senhor Santo Cristo provavelmente data de 1663 e 1665, foi construída sob a tutela do mestre-pedreiro Pantaleão da Silva e mandada edificar por Francisco Dias Delgado, que fez a doação de uma imagem considerada miraculosa a ponto de, posteriormente, ser constituído ali um santuário. Este se tornaria um dos mais célebres de Pernambuco, sendo objeto de romaria desde aquela época e até os dias atuais.
Confira a Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário