PAPA
Papa à diocese italiana de Noto: comprometer-se com as muitas formas de pobreza da região
L'Osservatore Romano
“Recordar o passado não para ficar preso a ele”, mas para encontrar nele “a força para viver o presente com coragem e a capacidade de olhar para o futuro com esperança”. Esse é o convite do Papa Francisco dirigido à Igreja de Noto na carta - tornada pública na manhã desta sexta-feira (10/05) - dirigida ao bispo, dom Salvatore Rumeo, por ocasião do aniversário de 180 anos de fundação da diocese. As celebrações terão início na próxima quarta-feira, 15 de maio.
“Esse marco significativo” que a comunidade de Noto, região italiana da Sicília, está se preparando para celebrar é uma oportunidade para “estimular o itinerário da fé e do testemunho evangélico” e para “enfrentar os desafios atuais com ousadia”, escreve o Papa, dirigindo-se aos “presbíteros, pessoas consagradas, membros de associações e movimentos eclesiais e todo o povo de Deus” da diocese siciliana.
“Perseverem no compromisso pastoral destinado a enfrentar as muitas formas de pobreza presentes no território”, é a indicação oferecida pelo Pontífice aos fiéis, “gastando-se com terna proximidade e amor concreto em favor daqueles que estão à margem da sociedade”.
“Que o exemplo dos santos, dos beatos, dos veneráveis desta terra - penso em particular no venerável Giorgio La Pira, assim como nos zelosos sacerdotes que ao longo dos anos se doaram pelo Reino de Deus", escreve ainda o Papa, "guie o caminho de vocês, tornando-os sempre mais instrumentos de bondade e fraternidade, abertos ao diálogo com todos”. Para concluir, o Pontífice, com a sua bênção, invoca a intercessão de Maria e de São Conrado Confalonieri “sobre toda a comunidade diocesana”.
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário