ÁFRICA
Dispensário Santa Marta: a solidariedade no Dia das Mães
Benedetta Capelli – Vatican News
Trata-se de um dos gestos mais naturais e instintivos de uma mulher quando dá à luz a um filho, em lágrimas e faminto em seus braços. O Papa Francisco praticou este gesto, várias vezes, na Capela Sistina, ao convidar as mães, que se sentiam incomodadas pelo choro de seus filhos. Tal gesto é expressão da ternura de Deus, como o Papa destacou na Audiência Geral do dia 21 de outubro de 2020, na Sala Paulo VI:
«O choro de um menino ou menina chamou a minha atenção. Ao ver uma mãe, que abraçava e amamenta seu filho, pensei: “É assim que Deus faz conosco, como aquela mãe”. Com quanta ternura ela procurava balançar a criança e a amamentar. Imagens belíssimas! Quando isso acontece na igreja, quando uma criança chora, sabemos que ela pode contar com a ternura de uma mãe, como hoje; a ternura de uma mãe é o símbolo da ternura de Deus conosco».
Como fazer a doação
Nem todas as mães conseguem amamentar seu filho. Muitas vezes, este fato é visto como uma culpa ou incapacidade. Este modo de pensar pode pesar. Por isso, o Dispensário Santa Marta não tem apenas o objetivo de suprir uma necessidade, mas também dar mais alívio às mulheres, que se sentem inseguras e frágeis em relação à maternidade.
Nesta semana, que se conclui com o Dia das Mães deste domingo, 12 de maio de 2024, quem puder, pode levar pacotes de leite em pó diretamente ao Dispensário, que fica na entrada do Perugino, no Vaticano. Outras doações poderão ser feitas também através da Esmolaria Apostólica, www.elemosineria.va, explicando que a doação é destinada para a compra de leite em pó.
Tudo começou com uma doação de leite em pó
A iniciativa continua o que foi feito no passado, em 1921, por Dula Draeck, acionista de uma empresa americana de leite em pó, que havia feito uma doação ao Papa Bento XV, a quem pediu para instituir um serviço de distribuição para as crianças pobres de Roma. Esta foi uma ideia muito importante para a população, que sofria por causa da guerra, plenamente acolhida pelo Pontífice, que pensou, imediatamente, na criação do Dispensário de Santa Marta, fundado por desejo de Pio XI, em 8 de maio de 1922. Desde então, a instituição foi confiada às Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Hoje, a direção da Fundação cabe à Irmã Anna Luisa Rizzello e sua presidência ao esmoleiro, Cardeal Konrad Krajewski.
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário