MUNDO
Ucrânia, Unicef abre um espaço seguro para crianças e famílias em Odessa
Vatican News
Dias atrás, as Ferrovias ucranianas (Ukrzaliznytsia) e o Unicef (Agência das Nações Unidas para a Infância) inauguraram o Ponto para crianças na estação ferroviária da cidade de Odessa, no sul do país. Esse novo espaço infantil oferece vários serviços gratuitos para apoiar o desenvolvimento e o lazer de crianças e adolescentes, além de oferecer apoio aos pais e responsáveis. A estação ferroviária de Odessa recebe centenas de famílias todos os dias, incluindo aquelas que estão em trânsito depois de serem deslocadas pela guerra.
Garantia de uma estadia confortável
O Ponto para crianças na estação ferroviária de Odessa, que ocupa uma área de 145 metros quadrados, tem áreas de informação e desenvolvimento equipadas com estantes, conjuntos de desenho, livros para colorir, jogos de tabuleiro, um escorregador e uma piscina de bolinhas, além de uma área de "vagão de trem". Assim como outros Pontos, o espaço foi desenvolvido para garantir uma estadia confortável para pais com filhos, com áreas de espera para os pais, zonas de recarga para dispositivos móveis e cabines especiais para troca de fraldas, vestuário e amamentação. O espaço é inclusivo e adequado para pessoas com deficiências.
Boas-vindas e apoio essencial
Desde 2022, os Pontos para crianças, localizados em vinte e duas regiões da Ucrânia, receberam cerca de três milhões de visitantes. Os Pontos para crianças operam atualmente em cinco estações de trem na Ucrânia, em Kiev, Dnipro, Lviv, Kharkiv e Odessa. O maior Ponto para crianças, conhecido como Iron Land e com uma área de mais de 700 metros quadrados, funciona na Estação Central de Kiev. Em 2024, para garantir a sustentabilidade dos Pontos para crianças, o Unicef planeja transferir gradualmente a propriedade desses espaços infantis para as autoridades locais. Os pontos serão então transformados em centros multifuncionais. Os Pontos para crianças são espaços seguros para ajudar as famílias com crianças durante esses dias difíceis e oferecem apoio essencial, como consultas médicas ou assistência habitacional, aquecimento durante a estação fria e a possibilidade de descansar, aprender ou brincar.
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário