VATICANO
Gallagher encontra o primeiro-ministro do Vietnã
Vatican News
Na tarde de quarta-feira, 10 de abril, o secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, dom Paul Richard Gallagher, encontrou-se com alguns representantes do governo vietnamita, em Hanói, incluindo o primeiro-ministro, Phạm Minh Chính, o ministro das Relações Exteriores, Bùi Thanh Sơn, e a ministra do Interior, Phạm Thị Thanh Trà.
As conversas ocorreram numa atmosfera muito cordial. O primeiro-ministro, Phạm Minh Chính, disse que as relações entre o Vietnã e a Santa Sé são muito positivas e se fortaleceram ainda mais com o acordo de julho passado sobre o representante pontifício residente, um acordo definido como um marco importante na história das relações bilaterais. O primeiro-ministro destacou que o Vietnã é um país multirreligioso com 27 milhões de fiéis, ou seja, 27% da população, e uma comunidade católica em rápido crescimento com mais de 7,2 milhões de fiéis.
Dom Gallagher, por sua vez, também manifestou satisfação pelas boas relações bilaterais, esperando que a próxima reunião, a décima primeira, do Grupo de Trabalho Conjunto Vietnã-Santa Sé possa realizar-se em breve. Ele disse estar feliz pela contribuição que a comunidade católica oferece ao desenvolvimento da sociedade vietnamita. Durante as conversas também se falou de uma visita do Papa Francisco ao Vietnã.
No programa da visita de dom Gallagher também está prevista uma celebração eucarística na Catedral de São José, em Hanói, um encontro com os alunos do Seminário Maior de Hue com uma missa na catedral "Phu Cam", outra celebração eucarística na Catedral de "Notre Dame", em Ho Chi Minh City, e por fim, o encontro com a Conferência Episcopal Vietnamita.
Numa Carta à Igreja da nação asiática, em setembro passado, o Papa Francisco convidou os fiéis católicos a viverem como “bons cristãos e bons cidadãos”, testemunhando o amor de Deus “sem distinção de religião, raça e cultura”. As relações entre a Santa Sé e o Vietnã foram interrompidas em 1975, mas registraram desenvolvimentos encorajadores a partir de 1990. Em 2011, Bento XVI nomeou um representante pontifício não residente. Em dezembro passado, o Papa Francisco nomeou o núncio polonês Marek Zalewski como representante pontifício residente no Vietnã.
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário