domingo, 14 de dezembro de 2014

FESTA DE SANTA LUZIA, NO ENGENHO TABATINGA - IPOJUCA - PE.

Ontem 13 de dezembro de 2014, tive a alegria de celebrar a Missa da Festa de Santa Luzia, no engenho Tabatinga. Foi uma festa muito bonita, com a participação de muitos devotos e devotas da Santa de Siracusa.

Antes da Missa, aconteceu a procissão com a Imagem de Santa Luzia, percorrendo alguns quilômetros, dentro da Mata do engenho e subindo o morro, até as ruínas da antiga igreja e depois dando uma boa caminhada pelo o Engenho. Após a Procissão aconteceu a celebração da Santa Missa.


 O Garoto Pedro, com o seu papai, também participaram das solenidades em homenagem a Santa Luzia.

ENGENHO TABATINGA DE IPOJUCA

A capela atual do Engenho Tabatinga situa-se numa pequena colina com longa escadaria, mas tão bem feita que os portadores de bengalas ou 

mesmo muletas sobem por ela com prazer.
Aí se venera Santa Luzia, cuja festa acontece a 13 de dezembro. Tudo leva a crer que a pequena imagem barroca, muito linda, que se vê no altar seja a original do século 17. Mas a capela não é mais a primitiva cujas ruínas ainda hoje se conservam dentro de uma das matas (que encantadoras matas!) a que se pode chegar a pé ou carro (se o tempo não for de chuva). Todos os anos a procissão sai da atual capela com a imagem, percorrendo cerca de 3 km (ou uma çlégua de ida e volta) subindo e descendo ladeiras, passando pelas ruínas da primitiva igreja cujas pedras ciclópicas e bem talhadas ali se amontoam de mistura com tijolos de cerca de 2 palmos por um de tamanho e aproximadamente 8 cm de espessura, pesando não menos de 5 kl. Ainda podem ser vistos restos das paredes em meio aos troncos de árvores centenárias num emaranhado galhos de todos os tamanhos e grossura, recamados de musgos, avencas, líquens, bromélias e orquídeas, numa festa de sombras e de luzes tropicais, ao estrídulo das cigarras, ao canto dos sabiás e aos zumbidos de milhares de insetos de cores as mais variegadas, voejando para todos os lados. Aqui e ali, as clareiras que nos deixam descortinar os vales cobertos de canaviais e encimados por restos da mata atlântica escapos à furia dos machados e tratores. Creio que ainda se podem ver o mar, a barra de SUAPE, a orla marítima de Porto de Galinhas, Maracaípe, Nossa Senhora do Oiteiro. Podem ser vistos também um açude e a barragem que abastece de água potável a região. 
Fotos de alguns momentos da Festa de Santa Luzia 2014
 A procissão percorrendo o terreno do Engenho Tabatinga.
 Os pequenos, Pedro e Lucas, fizeram a Festa no altar de Santa Luzia.
 SANTA LUZIA, ROGAI POR NÓS E PROTEGEI OS NOSSOS OLHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário