quarta-feira, 30 de abril de 2014

SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA - BARRO - CEARÁ - CELEBRA A FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA.



“Que possamos passar de uma oração de misericórdia para uma vida de misericórdia” afirmou Dom Fernando Panico aos mais de 2.000 mil fiéis reunidos no Santuário da Divina Misericórdia




O Santuário da Divina Misericórdia, em Barro, encerrou seu primeiro ano de festa, enquanto santuário, e reuniu milhares de fiéis que esperavam ansiosos por este momento, deixando como gesto concreto um requerimento endereçado ao governo estadual pedindo melhores condições para os carcerários da cadeia pública municipal.


O domingo da divina misericórdia foi celebrado com muita festa na cidade do Barro, onde mais de dois mil fiéis se reuniram no Santuário da Divina Misericórdia, ás 9h, para celebrar o encerramento dos festejos iniciados no dia 21 deste mês. A missa de ação de graças foi presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo pároco, Pe. Arnaldo Pereira do Nascimento, e padres de outras cidades da diocese. Estiveram presentes também autoridades municipais e estaduais. 

A festa aconteceu em um momento especial da vida da igreja católica, pois neste mesmo dia foram canonizados, em Roma, o Papa João Paulo II, que instituiu a festa da divina misericórdia, e o Papa João XXIII, conhecido como o papa bom. Na canonização o sumo pontífice Francisco estabeleceu o dia 22 de outubro como o dia para ser celebrado São João Paulo II, por neste dia ele ter começado oficialmente o seu pontificado, e o dia 11 de outubro para São João XXIII, por nesta data ele ter iniciado o concilio vaticano II.

Dom Fernando lembrou aos fiéis do imenso amor de Deus pela humanidade, relacionando-o a imagem de um Pai compreensivo e misericordioso. Segundo ele “invocar a misericórdia significa confiar na graça do Senhor que pode nos salvar. Ela nos tira do comodismo. Quem é egoísta jamais poderia ser misericordioso. Ela faz com que sintamos em nossa própria pele o sofrimento do outro.”

Para o Pe. Arnaldo celebrar a festa da divina misericórdia é “celebrar o amor de um Deus que é capaz de doar sua própria vida e de vencer a morte para salvar a todos nós, é celebrar a compaixão de Deus pela humanidade.”

A festa teve como tema “Cantai as misericórdias do Senhor” e contou com uma programação que envolveu louvores, novenas, hora da misericórdia, encerrando com alvorada festiva, missa e a instituição de 71 novos apóstolos da divina misericórdia. 

Os fiéis se mostraram muito felizes com a realização deste momento e principalmente com o pastoreio desenvolvido pelo pároco. Segundo Jackson Correia, 37, técnico em radiologia “o padre é dinâmico, jovem e voltado para as causas de peregrinação. Ele abraçou esta causa e junto com todos os paroquianos fizeram acontecer este grande momento de nossa vida paroquial”. 

Jader Melo, 52, gestor em saúde pública, afirmou que o santuário é muito importante para a cidade e para toda a diocese de Crato, que está celebrando o ano jubilar, ele disse “estamos certos, convictos que aqui, em um futuro bem próximo, será um grande centro de peregrinação.”
No santuário se encontra uma relíquia de São João Paulo II, uma gota do seu sangue, que Dom Fernando trouxe de Roma, ficando ela exposta no altar para que os fiéis possam venerá-la.

O gesto concreto

Com a afirmação de que “é necessário passarmos de uma oração de misericórdia para uma vida de misericórdia”, Dom Fernando mostrou aos fiéis, que é necessário praticar o amor recebido por Deus se doando ao próximo. Uma prova disso foi o gesto concreto em prol dos presos, encarcerados na unidade de policia militar da cidade do Barro.

O desejo foi suscitado em uma visita pastoral realizada de 23 a 27 de março, onde o bispo teve a oportunidade de ir até este espaço carcerário, lá ele viu que os presos vivem em situação de extrema precariedade. Prédio antigo, deteriorado, celas escuras e paredes com infiltração são alguns dos problemas existentes. 


Percebendo toda aquela situação Dom Fernando pediu que a igreja fosse a voz do sofrimento dos detentos, e também da equipe responsável pela segurança, pedindo uma melhor estrutura física do espaço e melhores condições de trabalho ao governo estadual, órgão a quem compete esta realização.

Portanto foi elaborado um requerimento solicitando a reforma e assinado publicamente, nos momentos finais da celebração, pelo bispo, padre e a coordenadora da pastoral carcerária. O mesmo foi entregue ao Deputado Camilo Santana, que estava representando o poder estadual nesta cerimônia, e ao prefeito da cidade, Francisco Tavares. 

Pe Arnaldo disse estar confiante de que o poder público será solicito a este pedido.

Dom Fernando explicou que “não importa o motivo porque os presos se encontram lá. Eles são gente. Devemos amá-los com misericórdia”. O bispo continuou, “depois da ressurreição de Jesus, suas chagas continuaram abertas para que possamos tocar no amor misericordioso de Deus. E como podemos fazer isso? Através das chagas presentes na vida dos nossos irmãos. O gesto concreto que estamos realizando aqui é uma forma de agirmos com misericórdia e tocarmos nas chagas de Cristo que, como disse o Papa Francisco na celebração de hoje pela manhã, consolida a nossa fé.”

Reportagem e fotografias: Patrícia Silva

Fonte: Facebook

terça-feira, 29 de abril de 2014

CANINDÉ SE PREPARA PARA AS FESTIVIDADE DO MÊS MARIANO.

Terão início na próxima quinta-feira, 1º de maio, as Festividades do Mês dedicado a Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo, festa que será celebrada em Canindé de 1º a 31 de maio.


A Novena de Nossa Senhora é sempre um momento forte de oração comunitária, que reúne paroquianos, devotos de Nossa Senhora e atrai os filhos de Canindé que residem em outras localidades, além de pessoas das paróquias vizinhas e romeiros vindos de outros municípios do Ceará e também de outros estados.

O Mês de Maio é marcado pelos louvores a Nossa Senhora, através da Liturgia da Palavra, do canto, das pregações, das Bênçãos do Santíssimo, das procissões com Nossa Senhora visitando as famílias, o que leva a um crescimento da fé, fervor e devoção à Mãe de Jesus.

Sem dúvida é um momento forte de evangelização, e neste ano complementando com o tema que enriquece ainda mais a festa: “MARIA, MÃE DA LIBERTAÇÃO, ESPERANÇA DO POVO.” Tema apropriado para enriquecer as pregações e encher nosso povo de esperanças naquela que é Mãe de todos nós.

A festa, no seu todo, tem sido uma expressão forte da Piedade Popular, como festa dos canindeenses, um momento de encontro pessoal com Jesus Cristo, com Maria e, o que consequentemente leva a um compromisso, buscando a participação de todos na caminhada pastoral da Igreja.

A paróquia já disponibilizou na Livraria São Francisco toda a programação, textos da novena e cânticos. E ainda na Sede da Campanha dos Benfeitores você poderá também adquirir blusas com estampas de Nossa Senhora,  como lembrança das Festividades Marianas em Canindé.

Fonte: Site Santuário de Canindé



FREI ROBÉRIO E FREI OSMAR, VISITAM A COMUNIDADE FRANCISCANA DE JOÃO PESSOA - PB.

Nos dias 28 e 29, a nossa Comunidade de Ipojuca, visita a Comunidade de João Pessoa. Foi ótimo porque revemos os nossos confrades daquela Comunidade e dialogamos bastante, principalmente com o Frei Anastácio que mesmo atarefado com os seus trabalhos na Câmara dos Deputados, nos deu muita atenção. Foi bom o nosso encontro esperamos que outros aconteçam para fortificar mais ainda a nossa amizade.
Na noite da segunda - feira, Frei Anastácio deu um maravilhoso passeio conosco pela Capital Paraibana. Na manhã da terça-feira, tomamos o café da manhã com a Comunidade, visitamos a bela matriz da Paróquia, que nos deixou maravilhados pela sua arquitetura e organização.
Algumas fotos para relembrar:
 Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Convento do Franciscanos em João Pessoa - Pb.
 Imagem de São Judas e Santo Antônio, que se encontram no interior da Matriz.
 Altar de São José
 Altar do Sagrado Coração de Jesus.
 Imagens de São Francisco e Santo Antonio que se localizam perto da Sacristia.
 Claustro do Convento muito bem cuidado e organizado.
 São Francisco falando para os seus irmãos. Este quadro se encontra na Capela interna do Convento.
Imagem de Nossa Senhora do Rosário, que se encontra na Capela interna do Convento. Nossa Senhora do Rosário é a Patrona do Convento de João Pessoa.
Interior do Claustro do Convento do Rosário bem arborizado e muito bonito.
SÃO FRANCISCO E SANTO ANTÔNIO, ROGAI A DEUS POR NÓS E ABENÇOAI A NOSSA PROVÍNCIA

sábado, 26 de abril de 2014

CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO - RIO DE JANEIRO - RJ.


Arquidiocese do Rio de Janeiro emite nota sobre ocupação da Catedral

A arquidiocese do Rio de Janeiro emitiu na quarta-feira, dia 23, uma segunda nota sobre a ocupação da Catedral de São Sebastião pelos desabrigados do terreno da Oi/Telerj. Na sexta-feira, dia 18, foi publicado um texto em que a Cúria  ofereceu-se para mediar uma solução, ainda que parcial. O novo com...
Fonte: CNBB

quinta-feira, 24 de abril de 2014

SEGUNDA - FEIRA, APÓS A PÁSCOA, VISITA A COMUNIDADE DO RECIFE.

Depois do Domingo da Ressurreição, na Segunda - Feira, uma visita a nossa Comunidade de Recife da qual a nossa Comunidade de Ipojuca é Filial. Na segunda Feira da Páscoa nos confraternizamos com um animado Recreio no Refeitório do Convento. Mas na madrugada da terça-feira, fomos surpreendidos com as fortes chuvas que caíram sobre o grande Recife, trazendo muitos transtornos para a população.
 O Claustro do Convento na manhã de terça - feira, totalmente alagado.
 A Igreja do Convento, belamente ornamentada com lindos arranjos de flores naturais, para a Festa da Páscoa.
 Altar Mor da Igreja do Convento.
Na segunda feira à tarde fomos a cidade de Olinda, principalmente no alto da Sé, para contemplar aquela beleza de paisagem formada pela Cidade do Recife e pelo Mar. É maravilha de Deus, é fantástico.
 A Sé de Olinda, uma maravilha de Arquitetura. É aqui que encontramos o Túmulo do tão querido e inesquecível, Dom Helder Câmara, que foi Arcebispo de Olinda e Recife. 
 Cidade de Olinda, vista do Alto da Sé. Realmente é linda e bem ecológica.
 O nosso Provincial, Frei Marconi, que gentilmente acompanhou o Frei Osmar para esta tarde turística na cidade de Olinda. 
 Uma foto para registra esse momento maravilhoso na tarde de segunda - feira, 21 de abril de 2014, em Olinda - Pe.
 Para não esquecer esta tarde maravilhosa e também a criatividade dos Pernambucanos.
 A Sé de Olinda, numa tarde ensolarada e com muitos turistas visitando essa cidade maravilhosa.
 Convento dos Franciscanos na Cidade de Olinda. O mais antigo convento da nossa Província de Santo Antonio do Brasil. Fundado em 1585 e tem como Patrona Nossa Senhora das Neves. Endereço: Rua São Francisco, 280. - 53120-070 - Olinda - Pe.