sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CARIDADE - CE. - ONTEM, HOJE E SEMPRE - PADROEIRO, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E LISBOA, VENERADO E AMADO PELO POVO DE CARIDADE.

 O ano de 1983, foi marcado por uma grande Seca e o município de Caridade, que fica no Sertão Central do Ceará, foi um dos grandes atingidos pela mesma. Caridade foi um dos primeiros municípios que através da Igreja e Prefeitura clamou pedindo ajuda e a ajuda chegou imediatamente, vindo em primeiro lugar, se não me falha a memória, de Minas Geraís de um senhor que enviou uma carrada de alimento. Depois chegou a grande ajuda da Cruz Vermelha, do Banco do Brasil e das Paroquias de Fortaleza. O grupo de Jovens da Paróquia, os Acólitos e os outros maovimentos paroquias se mobilizaram para a destribuição dos alimentos nas comunidades rurais e na cidade. A Paróquia de Canindé contribuiu muito com o transporte dos alimentos para o interior.
    1994, a chuva chegou, o povo plantou e logo chegou a fartura. (Na foto acima, no dia 19 de Março, o povo vem a Missa de São José e já oferece para os pobres o fruto do seu trabalho e das boas chuvas que cairam em 1994.)
 O povo de Caridade trabalhou e ajudou, e a Igreja de Santo Antônio ganhou um novo visual. Povo unido jamais será vencido.

A Caridade de hoje, 2012 - Foto tirada por Frei Osmar em agosto de 2012.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PAROQUIA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DE CANINDÉ, ESTÁ CONSTRUINDO A SEDE DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO.

Construção da Sede do Sistema de Comunicação em fase de conclusão

            A obra da Sede do Sistema de Comunicação, iniciada no dia 14 de maio está na etapa de conclusão, já na parte de acabamentos:
 piso, revestimentos em cerâmica, pinturas, instalações elétricas e hidráulicas.
O objetivo do projeto é garantir um espaço próprio para as emissoras de rádio AM São Francisco e FM Educativa Santa Clara, já que atualmente funcionam no anexo do Centro de Catequese. Outro ponto também será no intuito de integrar outros meios de comunicação do Santuário de São Francisco das Chagas como a redação do Jornal O Santuário, Web TV Paz & Bem e Web Site Santuário de Canindé. A arquitetura da sede é moderna, com ambientes climatizados, esquadrias de vidro para melhor aproveitamento da iluminação natural e piso com revestimento cerâmico. O local está ficando muito bonito.
De acordo com um dos responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos, a Sede será entregue até o final do mês de setembro. Aguarde em breve mais novidades!
Você faz parte dessa história! Confira como está ficando a Sede do Sistema de Comunicação da Provín-
cia Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
(Fonte: Site do Santuario de Canindé)
(Foto, Fonte: Portal de Canindé)

VIERAM DO CEARÁ, FAZER DESORDEM NO RIO GRANDE DO NORTE E FICARAM NO XADREZ

Dupla cearense presa em aeroporto com aparelho "chupa-cabra"

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

IGREJA LEMBRA OS 13 ANOS DE MORTE DE DOM HELDER CÂMARA

Há 13 anos, a Igreja Católica perdia um de seus maiores líderes, o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Câmara. Mais que uma liderança religiosa, dom Helder era referência na luta pela paz e pela justiça social; seus exemplos e palavras foram perpetuados até hoje. Em homenagem à sua memória, hoje, 27 de agosto, dom Helder terá seus restos mortais trasladados para uma capela especialmente projetada para recebê-los na Igreja da Sé, em Olinda. Até então, os restos mortais de dom Helder estavam guardados em um túmulo provisório em frente ao altar da Igreja da Sé.
Junto deles, serão colocados também os despojos do padre Antônio Henrique Pereira Neto e de dom José Lamartine, ambos amigos do arcebispo. Padre Antônio Henrique foi assessor da Pastoral da Juventude durante o pastoreio de dom Helder e dom José Lamartine, bispo auxiliar. A cerimônia será presidida às 9h pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
O site ‘Pernambuco’ informa que dom José Lamartine está enterrado em uma espécie de cemitério, localizado atrás da Igreja da Sé. Já o padre Antônio Henrique está sepultado no cemitério da Várzea, na Zona Oeste do Recife.
O trabalho de dom Hélder é conhecido em todo o mundo. Ele foi arcebispo de Olinda e Recife e também desempenhou funções em organizações não-governamentais, movimentos estudantis e operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Sofreu retaliações e perseguições por parte das autoridades do regime militar brasileiro.
A Igreja das Fronteiras, bairro da Boa Vista, ficou cheia de fiéis e emoção na manhã deste domingo, 26. Às 11h, o padre Sebastião Sá, celebrou missa em homenagem a dom Helder Câmara, dando prosseguimento à programação que decorre desde a última sexta-feira, para lembrar o aniversário da morte do arcebispo. O local foi escolhido porque lá dom Helder viveu os seus últimos dias, até falecer, em 27 de agosto de 1999.
Padre Antônio Henrique foi torturado e assassinado em 1969, durante o regime militar. O crime está impune até hoje, mas ganhou prioridade nas investigações da Comissão Estadual da Memória e Verdade. O sacerdote é tido como "Mártir da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife".

(Fonte: Site da CNBB)
Consciência em conflito
Frei Aloísio Fragoso
Estamos às portas de novas eleições, cercados de reclamos políticos por todos os lados. A expectativa dos eleitores é a mesma de outras campanhas e de sempre: construir uma nação igualitária, justa para todos, limpa de mazelas e confiável na procura do bem comum. Todos os candidatos prometem com discursos iguais corresponder a esta expectativa.
Estarão iludidos os eleitores? Ainda que assim fosse, não temos o direito de fugir aos deveres da cidadania. A História comprova que, neste campo, a indiferença ou a omissão acabam se constituindo em uma nova categoria política: a dos acomodados ou desesperançados. O que daí resulta é só benefícios para as velhas raposas, prontas a se perpetuar no poder e continuar tranquilamente mamando nas tetas da nação.
Coincidentemente acontece o julgamento dos réus do chamado mensalão. A grande midia trata de transformá-lo numa espécie de "maior espetáculo da terra", onde temos de assistir ao juízo final sobre a consciência coletiva do país. Nossos sentimentos cívicos e morais se confundem e se conflitam. Por um lado, alegramo-nos ao reconhecer que a passagem dos anos não arquivou a ação da Justiça. Por outro lado, perguntamo-nos: por que o palco do Supremo Tribunal Federal foi armado precisamente no tempo e na duração desta nova campanha política? Por que um só dos mensalões sobe ao banco dos réus, enquanto outros, com protagonistas dos demais partidos políticos, esperam um momento menos inoportuno, que não se sabe quando virá, se virá? Seria preciso um enorme déficit de lucidez mental para acreditar que isso acontece por mera coincidência.
Qualquer que seja o resultado deste processo, ele estará sob suspeita: nunca saberemos se a sentença final foi ditada pelo respeito ao Direito e a Justiça ou também contaminada por indisfarçáveis pressões eleitoreiras.
Que pensar de tudo isso à luz da fé cristã? Vale a pena ficar repetindo velhos chavões, como por ex. o exercício da política partidária é inevitavelmente corruptor e dele ninguém escapa de mãos limpas? Esta generalização traz consigo a absolvição antecipada de todos os corruptos, transforma o delito em uma norma universal, um princípio gerado da natureza humana, além disso legitima o pecado de uns pela inevitabilidade do pecado dos outros. De tanto ouvir falar dos mesmos delitos e sentir a impotência de corrigi-los, a consciência comum passa a absorver a idéia de que a prática da corrupção deve entrar na lista das perdoáveis fraquezas humanas, daí corromper-se é natural, não corromper-se é sobrenatural, virtude reservada aos santos. Desta forma selamos o vício como regra e a virtude como exceção. Uma inversão de toda moralidade. Quando se perde a consciência do pecado, a ponto de legitimá-lo, é sinal de que, moralmente, chegamos ao fundo do poço. Salve-se quem puder, i.e.. quem for mais esperto.
A moral cristã considera a corrupção pecado grave, merecedor de condenação. A mão que vai depositar o voto é a mesma que faz o "pelo sinal da santa cruz livrai-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos". Os que se corrompem com o dinheiro público são inimigos do povo. O inferno para eles aqui na terra é o ostracismo político. O voto é nossa arma.
No entanto o nosso voto não pode ser orientado pelas incertas sentenças dos senhores juízes do STF e sim pela nossa consciência cívico-cristã, escolhendo aquele Projeto Político que comprovadamente prioriza as classes mais deserdadas e menos favorecidas.
Frei Aloísio Fragoso é frade da Ordem dos Franciscanos Menor

(Fonte: Email de Frei Sigismundo Feitosa)

domingo, 26 de agosto de 2012

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS 


Imediatamente após a canonização, que ocorreu em 16 de julho de 1228, o Papa Gregório IX quis que em honra a São Francisco, o Poverello de Assis, fosse elevado um magnífico templo e ali seus restos mortais fossem preservados. O mesmo Pontífice abençoou a pedra fundamental em 17 de Julho de 1228 e, na festa de Pentecostes, 25 de maio de 1230, ordenou que o corpo do santo foi transportado da igreja de São Jorge para a nova basílica, a igreja-mãe da Ordem dos Ordem dos Frades Menores. Inocêncio IV a consagrou solenemente em 1253, elevando à basílica patriarcal e capela papal por Bento XIV em 1764.
São Francisco queria morrer perto da Porciúncula, onde havia iniciado a vida religiosa. Mas aquele que havia escolhido a pobreza como um caminho para amar e deixava-a como herança a seus filhos.
A construção da basílica superior começou logo após 1239 e foi finalizada em 1253. Sua arquitetura é uma síntese do Românico e do Gótico Italiano. As igrejas foram decoradas pelos maiores artistas daquele tempo, vindos de Roma, Toscana e Úmbria. A igreja inferior tem afrescos de Cimabue e Giotto; na igreja superior está uma série de afrescos com cenas da vida de São Francisco, também atribuída a Giotto e seus seguidores. A Basílica é administrada pelos Frades Menores Conventuais (OFM Conv.). Os Frades Franciscanos Conventuais são os guardiães dos restos mortais do Santo de Assis.
No dia 26 de setembro de 1997, Assis foi atingida por dois fortes terremotos que danificaram severamente a basílica (parte do teto dela ruiu durante o segundo tremor, destruindo um afresco de Cimabue), que passou dois anos fechada para restauração.
A Basílica inferior, que representaria a penitência, consiste em uma nave central com várias capelas laterais com arcos semicirculares. A nave é decorada com os afrescos mais antigos da igreja, criados por um artista chamado Mestre de São Francisco. Eles mostram cinco cenas da Paixão de Cristo à direita, e à esquerda, cenas da vida de São Francisco. Esses afrescos foram finalizados em 1260-1263. São considerados os melhores exemplos da pintura mural da Toscana, antes de Cimabue.
Como a popularidade da igreja aumentou, capelas laterais para famílias nobres foram adicionadas entre 1270 e 1350, destruindo os afrescos na paredes. A primeira capela à esquerda é decorada com dez afrescos de Simone Martini. Esses estão entre os maiores trabalhos de Martini e os melhores exemplos da pintura do século XIV.
A nave termina em uma abside semicircular ricamente decorada, precedida por um transepto. Os afrescos no transepto direito mostram a infância de Cristo, feitos parcialmente por Giotto e seus aprendizes e a Natividade pelo anônimo Mestre di San Nicola. O nível inferior mostra três afrescos representando São Francisco ajudando duas crianças. Esses afrescos de Giotto foram revolucionários para a época, pois mostravam pessoas reais com emoções em uma paisagem realista.
Na parede do transepto, Cimabue pintou uma de suas obras mais famosas: Nossa Senhora com São Francisco, Anjos e Santos (1280). Esse é provavelmente o retrato mais assemelhado a São Francisco. A pintura estática em estilo gótico contrasta com as pinturas dinâmicas de Giotto. O transepto esquerdo foi decorado pelo pintor Pietro Lorenzetti e seus aprendizes entre 1315 e 1330. Os afrescos mostram seis cenas da Paixão de Cristo, sendo a mais impressionante a Descida da Cruz, onde se percebe a sombra em uma pintura pela primeira vez desde a Antiguidade.
Cripta com túmulo de São Francisco de Assis
Pela nave se pode descer para a cripta através de uma escadaria dupla. Esse local, que guarda o túmulo de Francisco foi descoberto em 1818.
O túmulo tinha sido escondido por Frei Elia para evitar que suas relíquias se espalhassem pela Europa medieval. Por ordem do Papa Pio IX, uma cripta foi construída embaixo da Basílica inferior. Foi projetada por Pasquale Belli com mármore fino em estilo neoclássico, mas foi redesenhada em pedra crua em estilo neo-Românico por Ugo Tarchi entre 1925 e 1932.
Ao lado da Basílica, fica o Sacro Convento, que se assemelha a uma fortaleza e que já era habitado em 1230. O Convento agora abriga uma vasta biblioteca (com obras medievais), um museu com obras de arte doadas por peregrinos pelos séculos e também 57 obras (principalmente das Escolas Florentina e Sienesa) da Coleção Perkins.
Nave da Basílica superior
A entrada da Basílica superior (que representa a glória) é pela arcada do convento dos frades. O estilo dessa área é completamente diferente da Basílica inferior. Grandes janelas de vidro colorido banham com luz as obras de Giotto e Cimabue.
A parte final ao oeste do transepto e a abside foram decoradas com vários afrescos de Cimabue e seus aprendizes (1280). Infelizmente, devido ao material usado na obra, os afrescos logo sofreram os efeitos da umidade. Estão hoje muito deteriorados e foram quase reduzidos a meros negativos fotográficos.
A parte superior, em ambos os lados da nave, muito danificada pelos terremotos de 1997, foi decorada em duas filas com um total de 32 cenas do Velho Testamento e do Novo Testamento. Como levava cerca de seis meses para que se pintasse apenas uma parte da nave, diferentes artistas romanos e toscanos, seguidores de Cimabue, trabalharam na obra, tais como Giacomo, Jacopo Torriti e Pietro Cavallini.
Mas a obra mais importante da Basílica é, sem dúvida, a série de 28 afrescos atribuídos a um jovem Giotto na parte baixa da nave. Giotto usou a Legenda Maior, a biografia de Francisco para reconstruir os maiores eventos da vida do santo. As pinturas são vívidas, como se Giotto tivesse sido uma testemunha ocular da história. Os afrescos foram executados entre 1296 e 1304. Contudo, a autoria da obra ainda é debatida. Alguns críticos acreditam que a série tenha sido feita por um grupo de artistas inspirados em Giotto.
Fonte: http://www.franciscanos.org.br/n/?

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FREI JOÃO AMILTON DOS SANTOS, OFM, 25 ANOS DE VIDA SACERDOTAL

Neste sábado, dia 25 de agosto, o pároco e reitor Frei João Amilton dos Santos, OFM, do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé estará celebrando para a alegria de Deus, da fraternidade franciscana, dos familiares, amigos, grupos, movimentos e a nossa comunidade, os seus 25 anos de Ordenação Presbiteral, que acontecerá com a Celebração Eucarística, às 9h, na Basílica de Canindé.
Todos somos convidados a partilhar da graça da missão religiosa e pastoral desse irmão menor, que resolveu aceitar o chamado de Cristo e de nosso irmão São Francisco de Assis. 
Natural da cidade de Milagres, Ceará, Frei João Amilton, Ofm, iniciou sua missão cedo, em 1969, quando começou sua caminhada vocacional em Canindé e em 1974 no convento de Nossa Senhora das Neves em Olinda-PE, onde realizou seu noviciado. Em 1975, fez sua profissão temporária. Em 1986, foi ordenado diácono no Convento de Olinda e em agosto de 1987, foi ordenado presbítero. Assumiu várias paróquias realizando sua missão com zelo, simplicidade e compromisso cristão, um irmão menor a serviço de todos. Atualmente, conduz o povo de Deus como pároco e reitor do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé.
A comunidade canindeense parabeniza por mais um ano de vida consagrada a Deus e aos nossos irmãos e irmãs, paroquianos, devotos, romeiros de São Francisco.

Fonte: Santuário de São Francisco

FAMILIA FRANCISCANA DO BRASIL - NOVA DIRETORIA PARA O TRIÊNIO 2O12 - 2015

Família Franciscana do Brasil
SEDE NACIONAL CNPJ nº 31.166.622/0001-18
SCLRN 709, CONJUNTO B – nº 11
CEP 70.740-971 Brasília – DF Tel. (61) 3349-0157
E-mail: ffb@ffb.org.br
Site: www.ffb.org.br


Em, 24 de agosto de 2012
DA: Família Franciscana do Brasil
PARA: Todos os Irmãos e Irmãs Franciscanos
ASSUNTO:
Comunicação Oficial Prezados Irmãos e Irmãs,
Paz e Bem!

 
Vimos através deste, comunicar que nos dias 12 e 13 de agosto de 2012, em Canindé, no Ceará, posteriormente ao Congresso Clariano, a Família Franciscana do Brasil - FFB realizou a Assembleia Eletiva Nacional.
A Assembleia teve como objetivo avaliar e apresentar o relatório das atividades realizadas pelo Conselho Diretor do triênio de 2009-2012 e, das ações promovidas pelos regionais da FFB. Como também, planejar e eleger a nova diretoria para o triênio de 2012-2015.
Presidente: Frei Éderson Queiroz, OFMCap Conselheiros: 1. Irmã Rosália Sehnem - Franc. da Penitência e Caridade Cristã
2. Frei José Antônio Cruz Duarte, OFM
3. Irmã Silma Araújo - Franc. Nossa Senhora do Amparo
4. Nivaldo Moreira da Silva, OFS
Suplentes: 1. Irmã Sueli Rubens Sendra - Franc. de Dillingen
2. Irmã Bernarda Sette - Franciscanas de Ingolstad
Conselho Fiscal:
1. Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap
2. Irmã Luzia Pereira - Franc. da Penitência e Caridade Cristã – FPCC
3. Irmã Marinêz Arantes da Silva – Franc. de Allegany
Suplentes:
1. Frei Vitório Mazzuco, OFM
2. Irmã Tânia Bulhões – Franc. da Beata Angelina
Para que possamos levar avante o Carisma Francisclariano, contamos com suas orações.
Atenciosamente,
Ir. Aparecida de Góis Secretaria Executiva da FFB
(Fonte: Site da ffb)

A BAHIA E O SEU FUTURO ESTÁDIO FONTE NOVA - É MAIS UMA MARAVILHA BAIANA.

Vejam através desta Maquete, como vai ficar o Estadio Fonte Nova, para a Copa do Mundo de 2014. Parabéns para os Baianos.
  
 

Fotos recebida por Email

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MISSA COM PARTICIPAÇÃO DE PARLAMENTARES NA CNBB.

Na manhã desta quinta-feira, 23, foi realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a Missa com os Parlamentares. A celebração é tradicionalmente realizada na terceira quinta-feira de cada mês às 8h.
A celebração da missa é uma iniciativa da Assessoria Política da CNBB e da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) que, especialmente este mês, convida deputados, senadores, seus assessores e familiares para “refletir e rezar pelas vocações, conforme nos propõe a Igreja no Brasil neste mês de agosto, especialmente a vocação dos cristãos leigos e leigas”.
Após a missa, deputados, senadores, assessores parlamentares e familiares, são convidados para uma pequena confraternização.
(SITE CNBB)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ENCERRAMENTO DA FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, 19 DE AGOSTO DE 2012. UMA GRANDE MULTIDÃO DE DEVOTOS DA VIRGEM MARIA COMPARECERAM PARA O MOMENTO FINAL.

Com Missa Solene, Procissão, Arreamento das Bandeiras, Bênção do Santíssimo Sacramento e a participação de centenas de fiéis, foi encerrada no dia 19 de Agosto a Festa da Imaculada Conceição, no Alto da Conceição, Mossoró - RN.
O Andor de Nossa Senhora, ornamentado com flores doadas pelos devotos(as) e preparado com muito gosto pelos voluntários e devotos de Maria. 



Como gratidão da Comunidade para com o seu Pároco, Frei Edson, Anjos representados pelas crianças da Paróquia entregam-lhe uma lembrança da Festa da Padroeira. Esse mesmo gesto de gratidão, aconteceu com cada pregador da Festa.

O encerramento oficial aconteceu com a Bênção do Santíssimo Sacramento, no Palanque oficial da Festa. Foi um momento de muita Oração e aplausos para Jesus Sacramentado.

FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - ALTO DA CONCEIÇÃO - MOSSORÓ - RN.

Aconteceu de 09 - 19 de Agosto, a Festa da Padroeira do Alto da Conceição, A Imaculada Conceição.

   A Festa transcorreu num clima de muita Fé, Oração e grande participação da Comunidade Paroquial e das Comunidades vizinhas. Todas as noites acontecia a novena, Bênção do Santissimo Sacramento e após a parte religiosa, acontecia o convívio Fraterno na praça da Matriz onde as famílias e amigos se confraternizavam.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SEGUNDO DIA DO CONGRESSO CLARIANO. CAAMINHADA PARA O MOSTEIRO E ENCONTRO COM AS IRMÃS CLARISSAS.

Às 06h da manhã deste dia 10, teve início a caminhada para o Mosteiro das Irmãs Clarissas, saindo da Basílica de São Francisco. Foi um momento forte do Congresso Clariano. As ruas de Canindé ficaram enfeitadas de Congressistas que cantavam e rezavam louvando ao nosso Deus.                            

A caminhada percorre várias ruas até chegar ao Mosteiro, onde as irmãs já esperam.
 As Irmãs Clarissas de Canindé, saem da Clausura para acolherem os congressistas com muita alegria. Foi um momento especial. Muitos cânticos e orações.
 Os congressistas escutam e aplaudem as irmãs com muita alegria. Foi um momento histórico

CANINDÉ ESTA EM FESTA. COMEÇOU O CONGRESSO CLARIANO.

 Dia 09 de agosto, às 19h, na quadra da Gruta, abertura do Congresso Clariano. Segundo os organizadores, estão participando do Congresso, mais ou menos 1.200 pessoas.
A quadra da Gruta ficou lotada na noite do dia 09/08, na abertura do Congresso Clariano. Estão presentes no congresso, representantes de quase todos os Regionais do Brasil. Tem participantes até da Africa, da Guiné Bissau, da Italia. É um momento muito importante para a família Franciscana.


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CANINDÉ - CE, RECEBE OS PARTICIPANTES DO CONGRESSO CLARIANO.

Tem início hoje em Canindé - Ce, o Congresso Clariano. Mais de mil pessoas estão inscritos para participar deste momento Franciscano.
O congresso terá início hoje, dia 09 e terminará no dia 11 com um show de Zé Vicente.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FESTA DE SÃO DOMINGOS, NO DISTRITO DE SÃO DOMINGOS - CARIDADE - CE.

 Igreja de São Domingos, iluminada e ornamentada, para a celebração do seu novenário e da sua Festa que será celebrada no dia 08 de Agosto.
 São Domingos é o fundador da Ordem dos Frades Pregadores (Dominicanos). Ele nasceu no ano de 1170 na Espanha. Foi amigo íntimo de São Francisco de Assis. Domingos morreu em Bolonha, aos 06 de agosto de 1221. 
   A comunidade do Distrito de São Domingos em Caridade, venera com muito amor a imagem do seu Padroeiro São Domingos e celebra com muita Fé e orações a sua Festa.
A presença da Juventude é marcante na animação da Liturgia da Santa Missa e da Novena do Padroeiro. Parabéns jovens, sejam sempre assim.