sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOTICIAS DA PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - MOSSORÓ - RN.

- A Imagem Peregrina de Nossa Senhora, continua visitando as Comunidades rurais da Paróquia. Hoje ela se encontra na Comunidade da Picada I.

   - Quarta feira, dia 27 de junho, foi celebrada a Santa Missa na Comunidade do Estreito. A celebração aconteceu na residência do Sr. Francisco Antônio, que estava aniversariando. Muitos fiéis participaram da celebração. No final da Santa missa, aconteceu um convívio fraterno em prol da construção da futura Capela da Comunidade, que tem Santo Expedito como Padroeiro.

- Ontem dia 28, aconteceu  a celebração da Primeira Eucaristia na Comunidade da Panela do Amaro. A Santa Missa foi celebrada as 19h, com a participação de muitos fiéis e 10 crianças da comunidade fizeram a sua primeira comunhão.

   - Hoje às 19h, haverá missa na Comunidade da Picada I e também na Matriz como de costume.
Convento de Canindé-Ce.
   - Na próxima semana, os frades de Mossoró, estarão viajando para a Cidade de Canindé-Ce, onde participarão do Retito anual da Província Franciscana de Santo Antônio. O Retiro terá início na próxima segunda feira no Convento de Canindé e terminará ao meio dia da sexta feira dia 07/07.

quarta-feira, 27 de junho de 2012


Imagem de Santa Luzia visita a Governadoria do Estado



Na manhã de ontem, 26, a Governadoria recebeu a visita da imagem de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, que chegou a Natal dia 17 de junho. Ela foi recebida pela governadora Rosalba Ciarlini e por servidores do Estado, que assistiram a uma celebração presidida pelo Pároco de São Pedro, Islan Gonçalves. “Pedimos a Santa Luzia que, por sua interseção, Deus nos faça ver com os olhos da justiça, do perdão, e que um possa se dirigir ao outro como irmão”, disse a Governadora.

Rosalba Ciarlini falou que é funcionária do povo, como todos os servidores, e que Santa Luzia vai iluminar a todos para que se possa encontrar o melhor caminho para enfrentar as adversidades e as injustiças. “Santa Luzia vai interceder junto a Jesus para nos dar essa luz. Que ela possa ser nossa protetora e que, passando por Natal, possa espalhar sua luz e suas graças”, reforçou.

O padre Islan Gonçalves aproveitou a oportunidade para desejar à governadora “que Deus, por intermédio de Santa Luzia, continue te abençoando nessa missão que o povo do Rio Grande do Norte te confiou”.

A visita de Santa Luzia faz parte das comemorações pelos 100 anos da presença dos Padres Missionários da Sagrada Família em terras potiguares, que chegaram ao RN e edificaram a Paróquia de São Pedro.

                        (Fonte: Gazeta do Oeste, 26/06/2012)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

DE 09 - 11 DE AGOSTO DE 2012 ACONTECERA O CONGRESSO CLARIANO EM CANINDÉ - CE.


Neste ano de 2012 estamos celebrando os 800 anos que Santa Clara de Assis deixou a casa de seus pais para seguir Jesus Cristo com São Francisco de Assis, seu conterrâneo e contemporâneo. Clara era uma jovem da nobreza de Assis e ficou encantada com o modo de viver o Evangelho que Francisco experimentava. Rezava pedindo a Deus um sinal, e no Domingo de Ramos, foi à missa e ali recebeu das mãos do bispo de Assis um pequeno ramo de oliveira. Para ela foi o sinal de que deveria viver ovangelho conforme seu coração pedia. Ali começava a dimensão feminina do carisma de Franciscano.
Clara foi conduzida a um Mosteiro e depois a São Damião, onde começou a Ordem das Pobres Damas, ou a Ordem das Irmãs Clarissas. Foi a primeira mulher a escrever uma Regra Religiosa aprovada pela Santa Sé.
Para celebrar os 800 anos de história de fé dessa serva de Deus, será realizado aqui em Canindé, entre os dias 09 e 11 de agosto, o “Congresso Clariano”, como desdobramento das muitas comemorações nos Regionais da Família Franciscana do Brasil que incluem também missas, reflexões, estudos e outras atividades realizadas em todas as Ordens, Congregações e Grupos de Amigos de Clara e de Francisco de Assis por este Brasil afora.
Em Canindé estaremos reunidos com atividades comemorativas e reflexões para fomentar em nossa família Franciscana o espírito desta Santa Mulher! E por que Canindé? Canindé é a Assis do Brasil, aqui aprendemos com os peregrinos que em São Francisco todos somos irmãos e ele com seu jeito manso e simples nos leva a Jesus! Venha você também ao Congresso de Santa Clara, a casa é sua, a casa é nossa!

Frei Ederson Queiroz, OFM Cap – FFB

(Fonte: Site do Santuário de Canindé-Ce.)
Saiba mais…

Da participação dos Congressistas e da comunidade

Informamos que somente participarão do Congresso, na quadra Paroquial, as pessoas devidamente credenciadas. Confirme a programação completa, ou faça sua inscrição pelo site da FFB: www.ffb.org.br. As celebrações, que acontecerão na Quadra da Gruta, Basílica e Mosteiro serão também para toda a comunidade. Portanto, você é convidado para esse momento especial em nosso Santuário de São Francisco.

Fonte: Jornal O Santuário de São Francisco das Chagas, Ed.Junho.2012, e Equipe de Comunicação do Site Santuário

HINO DO CONGRESSO CLARIANO
Santa Clara Clareou – Zé Vicente.
Santa Clara a tua estrela, clareou,clareou!
Na  constelação do amor, clareou,clareou! //
 Salve o teu nome, Flor Bela de Assis!
 Foi o Cristo pobre que te fez feliz.
 Junto ao Irmão Francisco, na paixão  da Paz
 Seguiste o Caminho (Jo. 14,6), sem voltar atrás!

Salve a tua história, de rara firmeza!
Vivendo o exemplo da  livre pobreza
Mais de oito séculos, hoje festejamos
O teu  testemunho,oi, alegres cantamos!

Salve o teu exemplo,sempre a ser seguido!
Teu ensinamento  jamais esquecido!
Cruz e Eucaristia;  dor e comunhão
Partida e chegada, de tua vocação!

Salve a tua vida, toda consagrada
Na luz do Evangelho; foste iluminada!
Força feminina para o bem da Igreja
Clara irmã querida, sempre amada sejas!

(Site: FFB)

domingo, 24 de junho de 2012

CNBB ADVERTE EM NOTA: " A SOCIEDADE ESPERA E EXIGE A INVESTIGAÇÃO DE TODA SUSPEITA DE CORRUPÇÃO"

Os membros da Presidência da CNBB apresentaram na manhã desta sexta-feira, 22 de junho, Nota Oficial da Conferência a respeito da ética pública manifestando indignação e perplexidade da sociedade brasileira diante de fatos políticos e administrativos que contrariam a ética pública e o bem comum.
Essa situação “chega mesmo a colocar em xeque a credibilidade das instituições, que têm o dever constitucional de combater a corrupção e estancar a impunidade”, destaca a Nota. Os bispos também lembraram um trecho de um documento da Conferência, Ética, Pessoa e Sociedade, publicado há 19 anos no qual se perguntava: “como não denunciar a grande criminalidade dos que desviam, em proveito pessoal, enormes somas dos órgãos públicos, provocando escândalo e revolta, muitas vezes impotente, da parte dos humildes, a quem estavam destinados esses bens?”.
Outro aspecto lembrado foi a pergunta sobre a impunidade: “como não solicitar que os crimes mais graves sejam punidos e que a lei não seja severa apenas com os pequenos infratores, sem jamais atingir os poderosos e espertos?”. Os bispos reafirmam ainda, nesse questionamento de 1993, uma pergunta sobre a capacidade da população de continuar acompanhando tudo sem ter uma resposta firme e rápida da Justiça: “como tolerar que a um grande número de denúncias comprovadas de corrupção e prejuízo dos cofres públicos não corresponda a igual número de punições e ressarcimentos? A impunidade é um incentivo constante para novos crimes e novas violências”.
Quase duas décadas de passaram da publicação desse documento, e a situação continua sugerindo as mesmas preocupações. A Nota afirma: “O senso de justiça, sempre presente na consciência da nação brasileira, é incompatível com as afrontas ao bem comum que logram escapar às penas previstas, contribuindo para generalizada sensação de que a justiça não é a mesma para todos”.
Na Coletiva, bispos ainda reapresentaram a Nota sobre a Rio + 20 que havia sido divulgada no dia 20 de junho.
Leia a Nota na íntegra sobre a ética pública:
Nota da CNBB sobre a ética pública
“Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam ao chão” (Am 5,7)
Fatos políticos e administrativos, que contrariam a ética pública e o bem comum, têm sido fartamente divulgados pela Imprensa, provocando uma reação de indignação e perplexidade na sociedade brasileira. Chega-se mesmo a colocar em xeque a credibilidade das instituições, que têm o dever constitucional de combater a corrupção e estancar a impunidade, que alimenta tal prática.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, solidária a este sentimento que inquieta a população, vem, através do Conselho Permanente reunido em Brasília de 20 a 22 de junho, manifestar, mais uma vez, sua grave preocupação com estas suspeitas de violação aos princípios da moralidade e da legalidade consubstanciados na Constituição Federal.
Já em 1993 a CNBB questionava: “Como não denunciar a grande criminalidade dos que desviam, em proveito pessoal, enormes somas dos órgãos públicos, provocando escândalo e revolta, muitas vezes impotentes, da parte dos humildes, a quem estavam destinados esses bens? Como não solicitar que os crimes mais graves sejam punidos e que a lei não seja severa apenas com os pequenos infratores, sem jamais atingir os poderosos e espertos? Como tolerar que a um grande número de denúncias comprovadas de corrupção e prejuízo dos cofres públicos não corresponda igual número de punições e ressarcimentos? A impunidade é um incentivo constante para novos crimes e novas violências” (CNBB, Ética, Pessoa e Sociedade, n. 143, 1993).
O senso de justiça, sempre presente na consciência da nação brasileira, é incompatível com as afrontas ao bem comum que logram escapar às penas previstas, contribuindo para a generalizada sensação de que a justiça não é a mesma para todos. Todo cidadão tem o direito à correta gestão de assuntos e serviços públicos, afastando-se a deletéria, porque corrupta, conduta dos governantes de tratar a coisa pública, o patrimônio e negócios públicos, como objetos pessoais postos a usufruto particular e partidário, e à satisfação de caprichos egoístas.
A sociedade brasileira espera e exige a investigação de toda suspeita de corrupção bem como a consequente punição dos culpados e o ressarcimento dos danos. O que temos assistido, no entanto, parece apontar em direção oposta quando muitos fatos, no passado e no presente, ficam sem solução e caem no esquecimento. Isso explica o crescente desencanto da sociedade com as instituições públicas. Os mecanismos que têm a responsabilidade de passar a limpo as corrompidas estruturas do país caem no descrédito e ficam desmoralizados se não cumprem o papel a que se destinam. Nenhum outro interesse pode subjugá-los senão o do resgate da ética no trato com a coisa pública.
Reafirme-se que a força dos três poderes da Repúbica está na sua harmonia, no pleno respeito à sua correspondente independência e autonomia. Os que respondem diretamente por seu funcionamento, no entanto, nunca se esqueçam de que o poder que exercem provém da sociedade.  Da mesma forma, o agente político se recorde de que é seu dever ultrapassar as fronteiras político-partidárias, as condicionantes de oposição-situação, para colocar-se a serviço do Estado e da sociedade, sem confundir jamais o público com o privado, o que constituiria grave ofensa à legislação e desrespeito à sociedade.
No compromisso de construir uma sociedade justa e solidária, inspire a todos a palavra de Jesus Cristo: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno” (Mt 5,37).
Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, abençoe nosso povo e anime sua esperança!
Brasília, 22 de junho de 2012
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

(FONTE: CNBB)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PAROQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO: HOJE, 22 DE JUNHO, TEVE INICIO A PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DA IMACULADA CONCEIÇÃO EM PREPARAÇÃO PARA A FESTA - 2012

   A Imagem da Imaculada Conceição, deu início hoje a Peregrinação em preparação para a Festa - 2012. A primeira comunidade rural que recebeu a Imagem Peregrina, foi São João da Várzea que está celebrando a Festa do seu Padroeiro São João Batista.
Às 19h deste dia 22, saindo da Matriz da Imaculada Conceição (Alto da Conceição), teve início a grande  Carreata com a Imagem Peregrina e também com a Imagem de São João Batista Padroeiro da Comunidade de São João da Várzea. Muitos fiéis participaram da Carreata, cantando, rezando e louvando a Deus.
   A imagem Peregrina ficará em São João da Várzea até o dia 25 e de lá sairá para continuar a Peregrinação na zona Rural da Paróquia. A Peregrinação nas Comunidades da Zona Rural terminará no Estreito no dia 08 de julho. No dia 08 de Julho já começa a peregrinação na Zona Urbana da Paróquia, começando pela Comunida de de São Francisco. A Peregrinação terminará na Zona Rural no dia 08 de Agosto na Comunidade de Santa Clara e no dia 09, a Imagem chegará à sua Matriz para ter início o Novenário em preparação para a Festa 2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

MATRIZ DE SANTO ANTONIO NA CIDADE DO BARRO - CE.


 Nesta Matriz de Santo Antonio, Frei Osmar da Silva, foi ordenado sacerdote, no dia 08 de dezembro de 1979, por Dom Newton Holanda Gurgel. Centenas de pessoas, familiares e amigos surpelotaram a Igreja.
       Estavam presentes vários frades da Província de Santo Antonio do Brasil.
Na época da Ordenação de Frei Osmar, o Pároco era o Pe. João Cabral Leite que é filho da terra. Hoje a Paróquia tem como Pároco, o Pe. Arnaldo, que está desempenhando um belo trabalho Pastoral na Paróquia de Santo Antônio.

Deste monicípio do Barro, já sairam vários Padres: Pe. João Cabral Leite - Pe. Francisco Gonçalves - Pe Zezinho (não o cantor) - Pe. Valdemar - Frei Ademir (de saudosa memória) - Pe Vicente ( de Saudosa memória) - Frei Adelmo - Frei Osmar da Silva - Frei Moisés etc, etc.
Vista parcial da Cidade do Barro, que tem como Padroeiro, Santo Antônio de Lisboa (Pádua). Barro é uma Cidade pequena, que se localiza na Região do Cariri Cearense. É pequena no tamanho mas grande na acolhida do seu povo para com aqueles que lá chegam e além disso, é abençoada por Deus e por Santo Antônio.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

DOM LEONARDO LEMBRA QUE HÁ TEMPOS A IGREJA DEBATE A QUESTÃO AMBIENTAL


“O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra.” (Mt 4, 31)
Foi com estas palavras do Evangelho que a arquidiocese do Rio de Janeiro, em conjunto com a Rede Cáritas e parceiros, promoveu na manhã deste domingo, dia 17, uma missa especial para a Cúpula dos Povos e Rio+20.
Presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, a Celebração Eucarística ressaltou a orientação deixada pelo Documento de Aparecida: “Devemos procurar um modelo de desenvolvimento alternativo, integral e solidário baseado no agir ético que inclua a responsabilidade por uma autêntica ecologia natural e humana, que se fundamente no evangelho da justiça, da solidariedade e do destino universal dos bens, e que supere a lógica utilitarista, individualista e consumista”.
Ao final da celebração, dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comentou que há muito tempo a Conferência discute a temática do meio ambiente com a sociedade na perspectiva da fraternidade. “Se não estabelecermos novas relações com a natureza colocamos em risco nós mesmos, seres humanos, pois somos parte da criação. Nós, cristãos, somos tocados pela Palavra, temos a confiança e vivemos na esperança que o pequeno grão de mostarda se transforme em saúde, moradia, dignidade. É fundamental que a Rio+20 discuta a relação com a natureza e que não trate a economia verde apenas em aspectos econômicos
                     ( Fonte: CNBB)

MOSSORÓ - RN, RECEBEU COM MUITA FESTA, MUITAS ORAÇÕES E LOUVORES A IMAGEM DO DIVINO PAI ETERNO TRAZIDA PELO MISSIONARIO REDENTORISTA, PE. ROBSON.

A Diocese de Mossoró, viveu ontem dia 17, um dia e início de noite muito movimentado. Como estava previsto e bem programado, a Paróquia de São João Batista, recebeu ontem a tardinha com muita alegria e muita festa e orações a Imagem do Divino Pai Eterno, trazida pelo Pe. Robson, Missionário Redentorista.
    O pátio da Matriz de São João Batista ficou pequeno para acolher a multidão de fiéis que compareceram a este momento significativo da Igreja de Mossoró. Foi uma tarde e anoitecer de muitas orações e louvores ao Divino Pai Eterno. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Robson e concelebrada por alguns Padres da Diocese.



domingo, 17 de junho de 2012

A IMAGEM DO DIVINO PAI ETERNO SERÁ RECEBIDA COM GRANDE ALEGRIA EM MOSSORÓ - RN, EM 17/06/2012

Guiada pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o Missionário Redentorista, Pe. Robson de Oliveira, a Imagem Peregrina será acolhida hoje, 17 de junho, em Mossoró/RN. A visita acontece em meio aos festejos em homenagem ao padroeiro da Igreja Matriz de São João Batista.
A devoção, iniciada em Trindade (GO) há mais de 170 anos, chega a todos os cantos do Brasil. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.
Esta é a 110ª visita, desde 2008, e a expectativa do pároco responsável pela acolhida em Mossoró, Pe. Raimundo Felipe da Silva, é de que cerca de 20 a 30 mil pessoas participem da acolhida. Com o trabalho evangelizador de aproximar as pessoas do amor do Pai, a Imagem Peregrina percorreu, de janeiro de 2011 até maio de 2012, cerca de 250 mil quilômetros, equivalente a mais de seis voltas ao mundo. No total, o Ícone Sagrado foi acolhido por mais de dois milhões de devotos pelo país. Pe. Robson de Oliveira ressalta que "percorrer o Brasil com esse trabalho missionário é, antes de tudo, uma responsabilidade e um compromisso com Deus”.
Na agenda de 2012 da Imagem Peregrina, estão confirmadas cerca de 30 visitas. O roteiro começou por Santos (SP), depois Aracaju (SE); Criciúma (SC), Taguatinga (DF), Aparecida de Goiânia (GO), Caçapava (SP), Estância Velha (RS), Ribeirão Preto (SP) e São José (SC). A primeira cidade que recebeu a visita neste ano, encerrando a agenda de 2011, foi Rio Branco, no Acre. No dia 22 de janeiro, cerca de 30 mil devotos estiveram presentes, marcando a centésima visita da Imagem desde 2008. No ano passado, cerca de dois milhões de devotos do Divino Pai Eterno acolheram o Ícone Sagrado, que percorreu uma média de 240 mil quilômetros, aproximadamente seis voltas ao mundo.
(Fonte: FÉ E VIDA)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ARCEBISPO DE NATAL DIVULGA NOTA SOBRE PADRES NA POLITICA

NOTA À IMPRENSAARQUIDIOCESE DE NATAL
CNPJ: 08.026.122/0001-69
Av. Floriano Peixoto, nº 674 – Tirol
CEP 59020-500 - Natal-RN
Fone/fax: (84) 3615-2800 www.arquidiocesedenatal.org.br

Dom Jaime Vieira Rocha - arcebispo metropolitano de Natal, movido pelo zelo e solicitude pastoral para com o Povo de Deus a si confiado, frente às últimas notícias veiculadas pela imprensa potiguar, de que algum padre do clero natalense estaria disposto a participar do pleito eleitoral que se aproxima, como candidato a um cargo político, vem, por este comunicado, prestar os seguintes esclarecimento aos fiéis católicos e à opinião pública em geral:
1. É de pleno conhecimento dos padres da Arquidiocese de Natal as reiteradas exortações publicadas pelos Bispos que nos precederam no governo da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, nas quais deixam claro a posição dessa mesma Igreja vedando a participação ativa de qualquer padre em partidos políticos ou como candidatos no processo eleitoral;
2. Que a aplicação das normas da Igreja, funda-se nos preceitos canônicos a que todos já conheceram, antes da ordenação, e que de livre e espontânea vontade aderiram e prometeram obediência, em benefício da promoção e manutenção da paz e da concórdia entre os homens, fundamentada na justiça.
3. Que o Código de Direito Canônico, que é o Direito universal da Igreja Católica, a que todos os fiéis obrigam-se à observar, ao tratar do que é conveniente ou não ao estado clerical, prescreve:
a) Cân. 285 - § 1º. Os clérigos se abstenham completamente de tudo o que não convém a seu estado, de acordo com as prescrições do direito particular.
b) § 2º. Os clérigos evitem tudo o que, embora não inconveniente, é, no entanto, impróprio ao estado clerical.

c) § 3º. Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que impliquem participação no exercício do poder civil.
d) Cân. 287 - § 1º. Os clérigos promovam sempre e o mais possível a manutenção, entre os homens, da paz e da concórdia fundamentada na justiça.
e) § 2º. Não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais (...).
Temos a convicção de que é dever de cada fiel batizado, e de cada padre, em particular, participar ativamente das lutas do povo pela efetividade dos direitos sociais básicos, como educação, saúde, segurança e moradia, entre outros, com consciência e maturidade. No entanto, torna-se imperativo para cada padre, para o bem do Povo de Deus, conservar incólume sua identidade sacerdotal, mantendo-se fiel ao que é específico do ministério ordenado e observando as orientações do Magistério da Igreja.

É votando que os cidadãos exprimem livremente a sua opção política. Assim, as eleições democráticas são a garantia de legitimidade no exercício do poder político.
Então, todos devemos colaborar para que o processo eleitoral que se aproxima seja assumido pelos candidatos e eleitores como mais uma oportunidade do exercício da democracia e da cidadania ativa, com eleições livres, equitativas e transparentes.
Assim, todos temos o dever, como pastores, de animar a todos os cristãos a participar na vida política, enquanto que a Igreja continuará, na sua missão profética, a denunciar os abusos e todas as formas de chantagem no processo eleitoral.
Podemos, sim, ser a voz crítica, objectiva e realista dos que não têm voz, sem comprometer a nossa imparcialidade e autoridade de pastores. Em nenhum caso devemos assumir uma posição em favor de algum candidato ou partido político.
Por fim, tornamos público o apelo que fazemos a cada padre, que porventura esteja filiado a algum partido político, que, em nome da solicitude e caridade pastoral que devotamos ao Povo de Deus, realizem a desfiliação, como sinal e testemunho pessoal de fé e de caridade, de profunda adesão ao dever que temos de promover a unidade, como fruto da espiritualidade vivida, de renúncia e despojamento de si mesmo, em favor de toda a Igreja de Cristo.
Natal-RN, 14 de junho de 2012.
DOM JAIME VIEIRA ROCHA
Arcebispo Metropolitano de Natal

( Fonte: CNBB)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

13 DE JUNHO - FESTA DE SANTO ANTONIO DE PÁDUA, O SANTO DO MUNDO INTEIRO, O SANTO CAMPEÃO DA FÉ.

Os Franciscanos do mundo inteiro, celebram hoje a Festa de Santo Antônio de Pádua (Lisboa). É um dia importante para os Franciscanos e para todos os devotos(as) de Santo Antônio.
  
   Santo Antônio nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195, primogênito de uma família nobre, poderosa e rica. Foi batizado com o nome de Fernando. Fernando cresceu e tornou-se um rapaz de bela aparência. Entrou na Ordem dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho. Ordenou-se Sacerdote com 25 anos de idade.
  Entrou na Ordem dos Franciscanos e recebeu o nome de Frei Antônio. Frei Antônio levou uma vida de santidade, simplicidade e muita fé. Faleceu com 36 anos de Idade, no dia 13 de Junho de 1231, numa sexta feira, em Pádua.
   Ainda não tinha passado um ano da sua morte e no dia 30 de maio de 1232, na Catedral de Spoleto(Itália), o Papa Gregório IX elevou à honra dos altares, Santo Antônio de Lisboa (Conhecido popularmente, pela sua ligação apostólica à Cidade de Pádua, com o nome de Santo Antônio de Pádua.)

terça-feira, 12 de junho de 2012

FESTA DE SANTO ANTONIO - BARBALHA - CE. MILHARES DE PESSOAS PARTICIPAM DOS FESTEJOS.


A maior festa religiosa e cultural do país chega ao seu final nesta quarta-feira dia 13, dia do padroeiro de Barbalha. Os festejos a Santo Antônio, tanto na sua parte social como religiosa tem agora contagem regressiva. Os festejos terminam nesta quarta-feira, com a celebração da Santa Missa às 9h00 na Igreja Matriz e, à tarde, às 16h00, o cortejo processional com a imagem de Santo Antônio que será levada em carro andor, que passará por várias ruas da cidade. A festa na reta final, ainda reserva grandes atrações que devem reunir milhares de pessoas no Parque da Cidade e nas ruas da cidade. Nesta terça-feira dia 12, dia dos namorados no Parque da Cidade, haverá shows com os Águias, em seguida o show do cantor Fábio Jr.
E para amanhã dia 13, no encerramento haverá show com Anjos de Resgate, no Parque da Cidade. O Governo Municipal através da secretaria de Cultura e Turismo tem mostrado todos os esforços, para garantir uma festa tranqüila e participativa aos barbalhenses e aos visitantes. Das ações sociais a geração de emprego e renda, a festa vem dando uma conotação de empreendedorismo e progresso, através da divulgação da sua cultura popular, das manifestações culturais que são diversificadas e ricas em criatividades.

domingo, 10 de junho de 2012

IMAGENS QUE MARCARAM E FICARAM NOS PEREGRINOS BRASILEIROS. ISRAAEL - ITALIA. MAIO DE 2012.

 Basílica da Anunciação - Nazaré - Terra da Mãe de Jesus e nossa.
Igreja das Bem-Aventuranças, que se localiza no Monte das Bem-Aventuranças - Israel
 Missa nos jardins da Igreja das Bem-Aventuranças - Israel
 Basílica de Santo Antônio - Pádua - Itália
 Basílica de São Francisco - Assis - Itália
 Basílica de Nossa Senhora dos Anjos (Porciúncula) - Assis - Itália
 Nascentes do Rio Jordão - Cesaréia de Filipe - Israel
 Catedral de Florença - Itália
 Cidade do Vaticano - Roma - Itália
 O gatinho de Jerusalém estava perto do Muro das Lamentações e foi uma atração para os Peregrinos.
 O pequeno Turista e Peregrino saudou os Peregrinos Brasileiros
 Os Judeus rezando, no Muro das Lamentações - Israel.
Passeio de Barco nas aguas do Mar da Galiléia - Israel

sexta-feira, 8 de junho de 2012

RECESSÃO NA EUROPA VAI AFETAR OS ESTADOS UNIDOS, DIZ OBAMA

WASHINGTON, 8 Jun (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que os líderes europeus precisam agir de forma urgente para solucionar a crise financeira na região.
A ameaça de uma recessão na União Europeia coloca em risco a recuperação econômica dos EUA cinco meses antes das eleições.
Obama sustentou que as decisões sobre como resolver a crise da zona do euro estão nas mãos dos líderes europeus, mas lembrou que demonstrar compromisso político significará um "passo importante".
"Eles entendem a gravidade da situação e a necessidade urgente de agir", disse Obama em entrevista coletiva
O presidente dos EUA também pediu que o Congresso dos EUA aprove medidas, propostas pelo Executivo em setembro do ano passado, destinadas à criação de empregos na construção, no estado e nos governos locais. Obama também sublinhou que o emprego no setor privado tem registrado melhoras.
O presidente norte-americano ainda afirmou que a economia reflete a falta de opções de empregos, a principal questão para eleitores nas eleições do dia 5 de novembro. A alta da taxa de desemprego para 8,2 por cento elevaram preocupações de que recuperação gradual da economia pode estar acabando, potencialmente prejudicando uma reeleição de Obama.
O presidente enfrenta uma disputa apertada pela Casa Branca com o rival republicano Mitt Romney

FESTA DE CORPUS CHRISTI - DIOCESE DE MOSSORÓ-RN-PAROQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO






Momento de muita fè, Oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, na celebração da Missa Festiva de Corpus Christi, na Paróquia da Imaculada Conceição e na Procissão para a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Uma multidão de fiéis, calculada em mais ou menos quatro mil a cinco mil pessoas, participaram deste momento forte da nossa Diocese de Mossoró. A Santa Missa foi presidida pelo nosso Bispo Dom Mariano e concelebrada por 16 padres. Após a Santa Missa, teve incício a Procissão do Santíssimo Sacramento que foi saudado e aplaudido pela multidão presente e também por um belo Show Pirotécnico que durou mais ou menos 10 minutos.

   Na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Santíssimo Sacramento já era esperado por uma multidão de fiéis que O receberam com grande entusiasmo e fortes vivas e salvas de palmas. Dom Mariano deu a Bênção do Santissimo Sacramento e agradeceu a todos que participaram da Festa de Corpus Christi.