domingo, 13 de maio de 2012


Nossa Senhora de Fátima: um milagre que se repete há 95 anos 

Jornal do Brasi Reinaldo Paes Barreto
Hoje vamos homenagear uma santa doce, quase singela, mas extraordinária: Nossa Senhora de Fátima. E isso porque o mundo católico comemora neste 13 de maio os 95 anos de sua primeira aparição aos três pastorezinhos, na Cova da Iria, em Portugal. Depois, ELA "veio" mais 4 vêzes conversar com a Lúcia de Jesus, 10 anos, o Francisco e a Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos, cada um.
Pediu que rezassem pela humanidade, que construíssem uma capela em sua intenção , e contou segredos dos quais alguns -- parece -- até hoje só o Vaticano os conhece. Devem ser algo "preocupantes", tanto que até o Papa foi até lá estes dias. Tomara que não seja nada do que lhe contam em orações de desespero alguns políticos brasileiros...
Santuário de Fátima, destino de milhares de peregrinos de todo o mundo
Mas essa capelinha cresceu e hoje, a romaria de peregrinos que vão à Fátima é enorme e reúne uma multidão de incalculável  devotos do mundo inteiro. Que ela continue rezando por nós e por este nossa Terra para que ela cuide mais de si -- e de suas florestas, suas águas (doce e salgada) e sua sustentabilidade . 
E para que nunca nos faltem os valores simples mas eternos -- do Portugal rural de seu tempo, do Portugal de hoje e do baião do Caetano Veloso: ainda viro esse mundo, em festa, trabalho e pão.
Ave Maria!
Reinaldo Paes Barreto é diretor institucional do Jornal do Brasil

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA. ROGAI A DEUS POR TODAS AS MÃES DO NOSSO BRASIL.

As Crianças aos pés da imagem de Maria, pedem a Nossa Senhora que abençoe as suas Mães.

A Paróquia da Imaculada Conceição-Mossoró-RN, em todas as Missas deste domingo 13 de maio, está homenageando Nossa Senhora de Fátima, nos seus 95 anos de sua aparição em Portugual, e também todas as Mães..

 

sábado, 12 de maio de 2012

13 DE MAIO DE 2012 - 95 ANOS DAS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.


No dia 5 de maio de 1917,durante a 1º guerra mundial, o papa Bento XV convidou os católicos do mundo inteiro para se unirem em uma cruzada de orações para obter a paz com a intercessão de Nª Senhora .Oito dias depois a Beatísima Virgem dava aos homens a sua resposta,aparecendo a 13 de maio a três patorinhos portugueses, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de 7.A senhora marcou com eles um encontro naquele mesmo lugar, um lugar espaçoso e descampado denominado Cova da Iría, para dia 13 de todo mês. Lúcia , a maiorzinha, recomendou aos primos para não contarem nada em casa. Mas Jacinta não soube guardar o segredo e no dia 13 de junho, os três pastorinhos não estavam mais sozinhos no encontro.

No dia 13 de julho Lúcia hesitou em ir ao encontro porque os pais a havia maltratado, mas depois se deixou convencer por Jacinta e foi precisamente durante a 3ª aparição que Nª Senhora prometeu um milagre paa que o povo acreditasse na história das três crianças. A 13 de agosto os três videntes, fechados no cárcere, não puderam ir a Cova da Iría.

A dia 13 de outubro, último encontro, setenta mil pessoas lotavam o lugar das aparições e foram testemunhas do milagre anunciado: o sol parecia mover-se medrosamente, como se estivesse para destacar-se do firmamento, crescendo entre as chamas multicores.. Nossa Senhora, em momentos sucessivos, ia aumentando os prodígios para persuadir da sua mensagem, para dar a sua resposta que empenha em todos os cristãos: "Rezem o terço todos os dias; rezem muito e façam sacrifícios pelos pbres pecadores; são muitos os que vão para o inferno por não haver quem se preocupe em rezar e fazer sacrifícios por eles... A guerra logo vai acabar, mas se não pararem de ofender ao Senhor,não passará muito tempo para vir outra pior. Abandonem o pecado de suas próprias vidas e procurem eliminá-lo da vida dos outros, colaborando com a Redenção do Salvador."

Ao constatar-se o fato da 2ª guerra mundial os cristãos lembraram-se da mensagem de Fátima. Em 1946, na presença do cardeal legado, no meio de uma multidão de oitocentas mil pessoas,houve a coroação da estátua de Nª Senhora de Fátima.Em 1951, PioXII estabeleceu que o encerramento do Ano santo fosse celebrado no santuário de Fátima.

A 13 de maio de 1967, pelo 50º aniversário das aparições de Nossa Senhora, o papa Paulo VI chegou a Fátima, onde guardava, juntamente com um milhão de peregrinos, que haviam passado a noite ao relento, Lúcia, a vidente Lúcia.

13 DE MAIO, DIA DAS MÃES. PARA TODAS AS MÃES OS NOSSOS MAIS SINCEROS PARABENS E VOTOS DE MUITAS FELICIDADES. PEDIMOS AO PAI DO CEU, QUE ABENÇOE TODAS ELAS. E ROGAMOS A MARIA MÃE DE TODAS AS MÃES, QUE INTERCEDA AO SEU DIVINO FILHO, POR TODAS AS NOSSAS MÃES.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ORDINARIO MILITAR DO BRASIL ACOLHE SÍMBOLOS DO JMJ


O Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) serão acolhidos no próximo domingo, 13 de maio, pelo Ordinariado Militar do Brasil, em Brasília. Os Símbolos chegarão ao Oratório do Soldado (Setor Militar Urbano) por volta das 13h30, e permanecerão por cerca de quatro horas em posse do Ordinariado.
O Ícone e a Cruz Peregrina serão recebidos pelo bispo auxiliar do Ordinariado, dom José Francisco Falcão de Barros, que sairá em procissão com os jovens levando os Símbolos até a Catedral Rainha da Paz. Lá, o ícone e a Cruz serão venerados até às 17h30, quando serão trasladadas até a Catedral Metropolitana de Brasília, para serem novamente acolhidos, dessa vez, pela arquidiocese local.
As atividades promovidas pelo Ordinariado Militar, em razão da chegada dos Símbolos da JMJ, fazem parte do Bote Fé Brasília, evento de recepção dos Símbolos, que acontecerá no dia 12 e 13 de maio, com show de música católica na Esplanada dos Ministérios, entre muitas outras atividades.
Ordinariado Militar do Brasil foi instituído no dia 23 de outubro de 1989, em acordo firmado entre o Governo Brasileiro e a Santa Sé. O órgão tem jurisdição canônica em todo o território nacional, e sua responsabilidade é auxiliar as famílias militares das Forças Armadas e Auxiliares - civis e militares - onde quer que elas se encontrem. O ordinariado tem à frente o arcebispo Militar do Brasil, dom Osvino Both.
(Fonte: CNBB)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PAPA NOMEIA NOVO BISPO AUXILIAR PARA O RIO DE JANEIRO, NESTA QUARTA FEIRA

SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO BISPO AUXILIAR DO RIO DE JANEIRO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), o Cônego Roque Costa Souza. Até agora, ele era o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na capital carioca, e reitor do Seminário Maior São José.

Nascido no Rio de Janeiro em 1966, o Cônego Roque ingressou no seminário em 1985 e foi ordenado presbítero pelo Cardeal Eugênio Salles em 1994. Sua experiência pastoral se destacou pelo zelo em diversas paróquias e efetiva colaboração na formação de novos presbíteros. Também acompanhou, por muitos anos, diversos movimentos leigos, como as Equipes de Nossa Senhora, Irmandade de São Pedro e a Congregação Mariana.

Nos últimos anos, foi ainda capelão da Polícia Militar do Rio de Janeiro e membro do Conselho Presbiteral, tanto da Arquidiocese do Rio como no Ordinariado Militar.

Expressamos os nossos votos de que o novo bispo exerça um ministério frutuoso e nos unimos na ação de graças que hoje realiza toda a Arquidiocese do Rio ao receber este presente de Deus. Cumprimentamos o Cônego Roque e desejamos que ele seja feliz na nova missão que a Igreja lhe confia.

Brasília/DF, 09 de maio de 2012.


Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

(Fonte: CNBB)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A ARQUIDIOCESE DE TERESINA - PI., RECEBEU COM MUITA FESTA E MUITA ALEGRIA, O SEU NOVO ARCEBISPO, DOM JACINTO FURTADO DE BRITO SOBRINHO.

 No domingo, 06 de maio, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho tomou posse como novo arcebispo de Teresina (PI). Nomeado por Bento XVI no último dia 22 de fevereiro, dom Jacinto é o sétimo arcebispo metropolitano.
 No final da celebração, o presidente do Regional Nordeste 4 e bispo diocesano de Parnaíba, dom Alfredo Schaffler dá boas vindas ao novo arcebispo. “Queremos estender nossas mãos para trabalharmos juntos, pois 97% da população do Piauí se conclamaram da Igreja Católica. Teresina é a capital com o maior número de pessoas se conclamando da Igreja Católica, 80%, por isso podemos caminhar de mãos dadas, sejamos sal da terra, fermento da massa e luz do mundo”.
(Fonte: CNBB)

SONHAR É BOM. TORNAR O SONHO REALIDADE, É MELHOR AINDA. A COMUNIDADE DO ALVINHO - LAGOA SECA-PB, REFORMOU A CAPELA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Capela do Alvinho, antes da reforma!
A Comunidade do Alvinho em Lagoa Seca-Pb, fêz campanha para comprar um sino para a sua Capela, e após a compra do Sino, que foi comprado em Recife-Pe., veio a campanha para a reforma da frente da Capela, para que assim se podesse colocar o sino. O povo se mobilizou novamente, e hoje a sua Igreja tem um novo visual. Parabéns para a Comunidade do Alvinho. Que a Virgem de Fátima enterceda ao seu Divino Filho Jesus Cristo por todos os habitantes desta Comunidade.
VEJA A SEGUIR AS FOTOS:
A Comunidade do Alvinho, está mais feliz ainda, por ver a sua Igreja com um novo visual, graças a Deus e ao esforço da comunidade que ajudou bastante. Parabéns para a comunidade do Alvinho.

domingo, 6 de maio de 2012

PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO, CARDEAL PIACENZA, DIVULGA CARTA AOS SACERDOTES.

O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Mauro Piacenza, recordou aos sacerdotes sua vocação à santidade e os exortou a trabalharem pela nova evangelização para evitar que as nações cristãs caiam em um novo tipo de ateísmo. “As nações cristãs já não sentem a tentação de ceder a um ateísmo genérico (como no passado), mas correm o risco de serem vítimas desse ateísmo particular que vem do fato de terem esquecido a beleza e o calor da Revelação Trinitária”, advertiu o cardeal na carta publicada por ocasião da Jornada Mundial de Oração para a Santificação do Clero que será celebrada na próxima solenidade do Sagrado Coração de Jesus (dia 15 de junho de 2012).
O cardeal escreveu que neste contexto, são os sacerdotes os que “devem dirigir tudo para a Comunhão Trinitária: só a partir desta e entrando nela, os fiéis podem descobrir verdadeiramente o rosto do Filho de Deus e sua contemporaneidade, e podem verdadeiramente chegar ao coração de todo homem e à pátria à qual todos estão chamados”. Dom Piacenza indicou que só assim será possível “oferecer de novo aos homens de hoje a dignidade do ser pessoa, o sentido das relações humanas e da vida social, e a finalidade de toda a criação”.
A autoridade vaticana recordou que com a sua ordenação, o sacerdote aceitou não só o convite a santificar-se, mas também a converter-se em ministro da santificação. “Não podemos nos santificar sem trabalhar para a santidade de nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santidade de nossos irmãos sem que antes tenhamos trabalhado e trabalhemos pela nossa santidade”, assinalou.
Entretanto, lamentou os “graves escândalos” que criaram também as suspeitas sobre sacerdotes honestos e coerentes. “Como ministros da misericórdia de Deus, sabemos, portanto, que a busca da santidade sempre se pode retomar, a partir do arrependimento e do perdão. Mas ao mesmo tempo sentimos a necessidade de pedi-lo, cada sacerdote, em nome de todos os sacerdotes e para todos os sacerdotes”, expressou.
Nesse contexto, o cardeal Piacenza destacou a importância do Ano da Fé convocado pelo papa Bento XVI e afirmou que “não será realmente possível nenhuma nova evangelização se nós cristãos não formos capazes de surpreender e comover novamente o mundo com o anúncio da Natureza do Amor de Nosso Deus, nas Três Pessoas Divinas que a expressam e que nos fazem partícipes de sua mesma vida”.
“O mundo de hoje, com suas lacerações cada vez mais dolorosas e preocupantes, necessita do Deus-Trindade, e anunciá-lo é a tarefa da Igreja. A Igreja, para poder desempenhar esta tarefa, deve permanecer indissoluvelmente abraçada a Cristo e jamais se separar dele; necessita de santos que vivam 'no coração de Jesus' e sejam testemunhas felizes do Amor Trinitário de Deus. E os Sacerdotes, para servir à Igreja e ao mundo, precisam ser santos!”, finalizou o prefeito da Congregação para o Clero.

Fonte: CNBB

sábado, 5 de maio de 2012

DOM JACINTO BRITO TOMA POSSE EM TERESINA NESTE DOMINGO DIA 06 DE MAIO DE 2012


A Arquidiocese de Teresina acolhe no próximo domingo, 06/05, o seu sétimo Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho. A nomeação, pelo papa Bento XVI, foi realizada em 22 de fevereiro passado. A sede estava vancante desde o ano passado, quando dom Sérgio da Rocha foi transferido para Brasília.

A Missa de posse será na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, a partir das 18hs e será transmitida ao vivo pela Web TV da Diocese de Picos e pela Rádio Pioneira de Teresina. Para comemorar a chegada de Dom Jacinto Brito ao Piauí, os fiéis da Arquidiocese de Teresina promovem neste sábado, 05, no Parque de Exposição Dirceu uma recepção calorosa ao novo arcebispo. Depois, todos sairão numa carreata em direção ao Palácio Episcopal onde haverá acolhida com a Banda 16 de agosto.


Para assistir a transmissão basta acessar os links: http://aovivo.dp15.tv.br/ ou clicar no banner Web TV Diocese; www.radiopioneira.am.br.


Dom Jacinto Brito foi nomeado Bispo pelo Papa João Paulo II no dia 18 de fevereiro de 1998, assumindo o pastoreio da Diocese de Crateús-CE, onde permaneceu até agora. O seu lema episcopal é: “Senhor por tua palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).


Informações: Arquidiocese de Teresina e Diocese de Picos


     TODOS NÓS, EX-ALUNOS DE IPUARANA, SAUDAMOS O NOSSO QUERIDO DOM JACINTO, QUE TAMBÉM FOI ALUNO DO NOSSO QUERIDO COLÉGIO SERÁFICO DE SANTO ANTONIO DE IPUARANA. A DOM JACINTO, OS NOSSOS PARABÉNS E VOTOS DE MUITA FELICIDADE JUNTO AO SEU NOVO REBANHO.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A PAROQUIA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS, CANINDÉ -CE, CELEBRA COM MUITA FÉ E MUITA ALEGRIA, O MÊS DE MARIA.

Com o Tema ”Maria Imaculada filha de Deus pai, mãe de Deus filho, esposa do Espirito Santo”, a Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé iniciou na noite da última terça-feira, dia 01 de Maio, a Festa do Mês de Maio, onde todo o município celebra nas mais diversas comunidades os festejos de Nossa Senhora,  até dia 31 deste mês.


O pároco frei João Amilton foi quem presidiu a celebração de abertura do mês mariano em Canindé. Na ocasião, destacou a importância da participação da comunidade neste período em Canindé. As novenas irão acontecer todos os dias às 18:00hs, na Igreja de Nossa Senhora das Dores.

terça-feira, 1 de maio de 2012

MES MARIANO NO ALTO DA CONCEIÇÃO - MENSAGEM DO PAROCO, FREI FRANCISCO EDSON DA SILVA MENDES, AOS PAROQUIANOS.

IRMÃOS E IRMÃS PAROQUIANOS

 O MÊS DE MAIO CHEGOU E COM ELE VEM FORTEMENTE A DEVOÇÃO MARIANA.  O MÊS MARIANO É CELEBRADO EM NOSSA IGREJA COM MUITA VIGOR E NÓS PAROQUIANOS DO ALTO DA CONCEIÇÃO TEMOS ESTA VIVÊNCIA DEVOCIONAL, POIS TEMOS COMO NOSSA PADROEIRA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO.

UNIDOS A REALIDADE ECLESIAL, CELEBRAMOS O MÊS DE MAIO REFLETINDO O TEMA: “MARIA, EXEMPLO DE FÉ”. CANTAMOS SEMPRE COM MUITA ALEGRIA QUE MARIA SANTISSIMA É AQUELA QUE FAZ MAIS FORTE A NOSSA FÉ.

O TEMA PROPOSTO PARA REFLEXÃO DO REFERIDO MÊS NOS MOSTRA JESUS COMO AUTOR DA NOSSA FÉ E MARIA SENDO AQUELA QUE ACREDITA NA PALAVRA DO SENHOR, ENTREGA-SE NAS MÃOS DELE EM VISTA DO SEU PROJETO SALVIFICO PARA A HUMANIDADE.

NÓS QUE AINDA SOMOS PEREGRINOS NESTE MUNDO DEVEMOS ACREDITAR NA PALAVRA DO SENHOR, TER FÉ E SE COLOCAR A SERVIÇO DE DEUS E DOS IRMÃOS COMO MARIA. A FÉ NOS LEVA A GESTOS CONCRETOS DE AMOR E COMPROMISSO COM O SAGRADO.

PELA FÉ RECONHECEREMOS DEUS EM NOSSAS VIDAS, SUA PRESENÇA EM NOSSA HISTÓRIA. A FÉ CLAREIA O NOSSO CAMINHAR

TEREMOS 31 DIAS DE REFLEXÃO EM NOSSA PARÓQUIA VOLTADOS PARA AQUELA QUE CONSIDERAMOS “MÃE DA FÉ”. SOMENTE COM FÉ ALCANÇAREMOS A GRANDE PRECIOSIDADE DA NOSSA EXISTÊNCIA: JESUS CRISTO.


UM FELIZ MÊS MARIANO
SALVE MARIA
FREI FRANCISCO EDSON DA SILVA MENDES, OFM.

MENSAGEM DA CNBB AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, no ensejo das comemorações do Dia Mundial do Trabalho, neste 1º de Maio, dirige sua mensagem de solidariedade e apoio a todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A celebração desta data nos sugere, antes de tudo, um agradecimento a Deus pelo ser humano que, com criatividade e sabedoria, constrói o mundo e vive do trabalho de suas mãos.
O trabalho não é um mero apêndice na vida humana, mas uma dimensão fundamental de sua existência na terra. Por meio dele, o homem e a mulher “participam na obra do próprio Deus, seu Criador” e se realizam como seres humanos. O próprio Jesus viveu a realidade do trabalho a ponto de ser identificado como “o Filho do Carpinteiro” (Mt 13,55).
A busca do desenvolvimento a todo custo, no entanto, colocando o capital e o lucro acima da pessoa humana, tem transformado o trabalho em peso e castigo para milhares de trabalhadores e trabalhadoras no país. Isso contradiz a vocação humana ao trabalho e fere sua dignidade. Temos a missão resgatar a centralidade da pessoa humana para que o trabalho, “chave essencial de toda a questão social”, cumpra seu fim que é a realização do ser humano.
A Igreja, que “considera sua tarefa fazer com que sejam sempre tidos presentes a dignidade e os direitos dos homens do trabalho” (Laborem Exercens 1), se une, portanto, neste 1º de Maio, aos trabalhadores/as em suas justas reivindicações quais sejam a garantia de seus direitos e a defesa de sua dignidade.
Com eles denuncia as desigualdades sociais, que a distribuição de renda não consegue erradicar, o baixo salário, o desemprego e o subemprego, que condena inúmeras famílias a condições indignas de filhos e filhas de Deus. Repudia, igualmente, o trabalho escravo e infantil, chaga de nossa sociedade, bem como toda discriminação que possa existir no mundo do trabalho por idade, etnia, gênero.
Somos todos responsáveis pela construção da sociedade nova, justa e fraterna, sonhada por Deus para seus filhos e filhas. A garantia da justiça nas relações do trabalho é condição para atingirmos esse fim.
Que o carpinteiro São José, pai adotivo de Jesus, abençoe os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
Brasília, 1º de Maio de 2012
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB


(SITE DA CNBB)