quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CRIME NO CEARÁ - JOVEM DA PRO-CIDADANIA, É EXECUTADA NA PRAÇA DA MATRIZ, NA CIDADE DE TAUÁ.




O agente do programa Pró-Cidadania, Lucas Andrade Bezerra Suriano, 22, foi assassinado com cinco tiros, na noite de domingo. O rapaz estava no boxe "Daslô Bar´, na Praça Matriz, no Centro da cidade de Tauá (a 344Km de Fortaleza), quando um homem que pilotava uma moto modelo Twister, de cor preta, detonou os tiros e fugiu. Todos os disparos atingiram as costas da vítima.A Polícia já identificou o acusado do delito. Segundo o titular da Delegacia Regional de Polícia Civil Tauá, Osmar Berto, o paradeiro do suspeito já está sendo mapeado. "Temos muitas informações da população, pois as pessoas ficaram chocadas com o crime e estão nos ajudando muito. As equipes estão em campo procurando o acusado", afirmou Osmar.MotivaçãoSegundo informações da Polícia, a vítima teria discutido com o suspeito na madrugada da última sexta-feira. A viatura que Lucas ocupava parou para dar apoio à uma moça que estava parada com a motocicleta danificada. Neste momento, o suposto atirador, que estava alcoolizado, interveio e disse que a jovem não precisava de ajuda. Os dois teriam discutido e o acusado ameaçou o agente de morte. Os dois moravam em Tauá.As testemunhas que presenciaram a morte e as que estiveram na primeira desavença, inclusive a dona da motocicleta, já prestaram esclarecimentos sobre o caso.Pró-CidadaniaO programa Pró-Cidadania é uma extensão do Ronda do Quarteirão, formado por agentes temporários. Para o trabalho nas ruas, eles contam apenas com armamentos não letais.Este foi o segundo caso de agente do programa assassinado no Ceará, neste ano. O primeiro, ocorreu há menos de dois meses no Município de Caridade, quando o agente Ediclene Medeiros Canuto, 23, e seu irmão, um adolescente, foram mortos por uma quadrilha.Fonte: Diário do Nordeste

FREI OSMAR COM OS SEUS FAMILIARES E AMIGOS, COMEMORAM O SEU ANIVERSÁRIO, NO DIA 29 DE NOVEMBRO NUM CLIMA DE MUITA ALEGRIA E FELICIDADE - BARRO - CE.


.CASA DA FAMÍLIA - BARRO - CE
















































sexta-feira, 25 de novembro de 2011

OS CASAMENTOS EM IPUARANA COM AS SUAS BONITAS ORNAMENTAÇÕES, EMBELEZAM AINDA MAIS A NOSSA IGREJA!

Realizou-se hoje dia 25 de novembro na nossa Igreja do Convento de Ipuarana, o casamento de:
Marcelo Alexssandro Peixoto Ribeiro e Taysa Tammara Duarte Olegário (empresários). Ele da Arquidiocese de Natal-Rn e Ela da Diocese de Campina Grande.
O oficiante foi o Cônego, José Mário, da Arquediocese de Natal-Rn.












































































































segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIOCESE DE CAMPINA GRANDE - PB, LANÇA OBSERVATORIO SOCIAL.




Seg, 21 de Novembro de 2011 09:24 / Atualizado - Seg, 21 de Novembro de 2011 09:29 por: CNBB/Diocese de Campina Grande

A diocese de Campina Grande lançou, na sexta-feira, 18, o Observatório Social, organismo que irá fazer o controle das políticas públicas que devem beneficiar a população do Nordeste. O lançamento aconteceu no encerramento do Seminário que discutiu alternativas para o desenvolvimento da região.
Segundo dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande, o Observatório Social será um organismo diocesano que “pretende contribuir para melhor conhecer a realidade socioeconômica do Brasil, do Nordeste, especialmente, a vulnerabilidade, a pobreza e a exclusão social, suas causas e manifestações”. Ainda segundo o bispo, a ideia é “superar a fragmentação das diversas ações sociotransformadoras de ONGs e de outras instituições e organismos para consolidação de um processo de Desenvolvimento Regional Sustentável”.
O Observatório Social deverá se instalar na diocese de Campina Grande com parcerias de poderes públicos e instituições que buscam o equilíbrio no desenvolvimento da região Nordeste. Seu lançamento aconteceu como ação concreta do Seminário Regional, promovido pela diocese, o Centro de Ação Cultural (Centrac), a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande. O tema do evento foi “A dinâmica socioeconômica do Brasil e as alternativas para o Nordeste”. Durante o Seminário, vários estudiosos, representantes dos poderes públicos e especialistas apresentaram a situação do Nordeste, especialmente da Paraíba, discutindo propostas e alternativas para seu desenvolvimento. O Seminário Regional aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

A ARQUIDIOCESE DA PARAIBA, SE PREPARA PARA HOMENAGEAR DOM JOSÉ MARIA PIRES, PELA PASSAGEM DOS SEUS 7O ANOS DE VIDA SACERDOTAL.

70 ANOS DE SACERDÓCIO DE DOM JOSÉ MARIA PIRES
PROGRAMAÇÃO NA PARAÍBA


Dia 19.12 - Chegada ao aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa a 01:30h, onde será recebido Pelo Padre José Floren que o levará na mesma madrugada para Santa Fé .
Dia 19.12 – Manhã de descanso. À tarde, a partir das 15:00h, será inaugurado por Dom José o Memorial do Pe. Comblin. Às 15:30h, presidirá a celebração da tradicional “Missa de Padre Ibiapina”, que encerra a romaria em Santa Fé. Com os romeiros e amigos e junto aos túmulos dos Padres Ibiapina e Comblin, louvará a Deus pelos seus 70 anos de sacerdócio;(*)
Dia 20.12–Aniversário de 70 anos de ordenação Presbiteral de Dom José:
- Às 09:00h na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, missa em Ação de Graças, organizada pela Arquidiocese da Paraíba;
- Após será lançado na Paraíba o livro “Um Profeta em Movimento” com entrevista e artigos de Dom José e depoimentos de alguns de seus amigos, organizado pelo Pe. Mauro Passos (Editora O Lutador, de Belo Horizonte-MG);
- Em seguida, será promovido um almoço de adesão no Sonho Doce Recepções, em Tambiá.
- Às 15:00h solenidade de Colação de Grau do grupo de Pedagogia da Educação do Campo (pessoal dos assentamentos), na Universidade Federal da Paraíba. Dom José será o Paraninfo da Turma;
Dia 21.12–Pela manhã, reunião reservada com a antiga Equipe de Promoção Humana. Será uma manhã celebrativa, seguida de almoço.
Dia 22.12 - Às 09:00h Dom José visitaráo Memorial das Ligas Camponesas em Barra dos Antas.
Dia 22.12 – Às 15:00h encontro celebrativo com as Missionárias Leigas Servas do Senhor.
Dia 23.12 - Às 10:00h celebração em Mucatu, no município de Alhandra, onde ocorreu a primeira desapropriação de terra pelo INCRA no Estado (1975), após a luta de agricultores apoiados pela Arquidiocese da Paraíba. Hoje, a terra, que é muito rica e da qual sobrevivem inúmeras famílias de agricultores que foram ali assentados, está sob nova ameaça, desta vez por uma cerâmica que planeja instalar no local fábrica de cimento e para explorar ali o minério necessário.
Dia 23.12 - Às 16:00h encontro com os ex-Animadores de Crisma, seguido de jantar com o grupo.
Dia 24.12 - Às15:30h encontro com os Quilombolas em Matão, onde também se reunirão as Comunidades Quilombolas de Pedra D’Água, Grilo, Matias e Caiana dos Crioulos para a celebração da Missa de Véspera de Natal, presidida por Dom José.
Dia 24.12 – À meia noite, Dom José celebrará a Missa da Vigília do Natal - Missa do Galo - na Igreja de São Pedro e São Paulo, no Brisamar/Jardim Luna.
Dia 25.12–Às 09:00h missa do dia de Natal, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Penha, em João Pessoa – (Transmitida pela Rádio da Consolação Misericordiosa).

(*) Para quem quiser ir de João Pessoa a Santa Fé: o Padre Luís Antônio está organizando a ida de ônibus, com saída às 12:30h do dia 19/12 do Seminário Arquidiocesano (CENTREMAR), no Conjunto Castelo Branco I, e retorno após a celebração. Preço por pessoa: R$ 25,00
Os interessados deverão entrar logo em contato com a Sra. Marisa, pelo telefone 3226.1878, para garantir a vaga e para controle do número de ônibus necessários. Deverá, também, indicar o número de sua Carteira de Identidade, para preparação da lista de passageiros exigida pelo DNER.

domingo, 20 de novembro de 2011

SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS, ROGAI POR NÓS E ABENÇOA OS TEUS DEVOTOS E DEVOTAS.

SEJA BEM - VINDO A IPUARANA E MUITA PAZ E MUITO BEM!


















Jardim da Saudade nos fundos da capela dos irmãos falecidos.

Aqui se encontram os restos mortais de muitos Frades, Alunos do antigo Colégio Seráfico de Santo Antônio e algumas pessoas que se dedicaram ao serviço de Ipuarana, destacando-se o Senhor Manoel Salviano que trabalhou na construção desta maravilhosa casa e da nossa querida e Saudosa Dona Ana, zeladora da casa de hóspedes.

sábado, 19 de novembro de 2011

LAGOA SECA - PB, CIDADE LOCALIZADA NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO, DISTANDO DE CAMPINA GRANDE UNS 5KM.

SAIBA UM POUCO SOBRE LAGOA SECA, CIDADE ONDE SE LOCALIZA O CONVENTO DE IPUARANA
A origem do nome Lagoa Seca é permeada por várias versões, a mais precisa é atribuída à existência de um engenho com essa denominação, de propriedade do Coronel Vila Seca. Como homenagem ao Coronel surgiu o nome da cidade. Em uma versão popular um fato ocorrido na Rua João Lourenço Porto, onde existia uma lagoa, que se encontrava sempre seca originou o nome. Certo dia uma mulher bem vestida escorregou na lagoa e exclamou: "Como pude escorregar em uma lagoa seca!". Os comentários se propagaram na região, batizando o município.
Os primeiros habitantes de Lagoa Seca foram os índios "Bultrins". O início de sua povoação se deu em outubro de 1929, e teve como fundador Cícero Faustino da Silva. Sua elevação à categoria de vila ocorreu em 1933, período no qual foi nomeada de "Vila de Ipuarana" (origem indígena) IPU=lagoa e ARANA=ruim, seca. Surge daí mais uma versão para o nome do município. A cidade também já foi chamada de Lama da Gata e Tarimba.
Entre 1939 e 1940, frades franciscanos procedentes da Alemanha, Lamberto Hotting, Pedro Westerman e Manfredo Ponterburg construíram um grande seminário, hoje Colégio Seráfico de Santo Antônio (Convento de Ipuarana), dando impulso à formação da vila.
O distrito foi criado em 1934 e o município desmembrou-se de Campina Grande com sua emancipação política em 4 de janeiro de 1964. A cidade possui os seguintes distritos: Chã do Marinho, Floriano, São Pedro (Campinote), Alvinho e Jenipapo.
O censo demográfico de 1996 cadastrou 23.002 pessoas residindo em Lagoa Seca, destes 11.620 são do sexo feminino e 11.382 do sexo masculino. Uma parte significativa da população reside na zona rural. A densidade media da população é de 173 hab/ km².

(Obs. esta matéria foi publicada no blog, Radio Cidade de Lagoa Seca)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

NOTICIAS DE IPUARANA

O visual da entrada de Ipuarana mais uma vêz começa a mudar porque já teve início a construção de novas casas no terreno que há pouco tempo foi vendido. É a cidade de Lagoa Seca. cada vez mais se aproximando do nosso Convento. Amanhã dia 10, terá início a Assembléia da Diocese de Campina Grande, aqui em Ipuarana. Vão participar mais ou menos umas 120 pessoas, sendo uns 70 padres, algumas freiras e agentes de pastoral.


Ipuarana já entrou em rítimo de preparação para o Capítulo Provincial - 2012, começando com a limpeza externa ao redor do convento e conserto em algumas partes do calçamento. Na próxima semana, começará a pintura do Claustro do Convento.

PAPA BENTO XVI ELEVA A PRELAZIA DE ÓBIDOS À CATEGORIA DE DIOCESE

A Igreja Católica no Brasil tem uma nova diocese. O papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 9, a elevação da prelazia de Óbidos (PA) à categoria de diocese e a nomeação do seu primeiro bispo, dom frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM. A festa da elevação acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro do próximo ano, com a presença do núncio apostólico do Brasil,dom Lorenzo Baldisseri, na sede da nova diocese. Nesta ocasião, o núncio também vai inaugurar o Centro de Juventude São Francisco, onde funciona o Projeto Cultura pela Paz e a Fazenda da Esperança.
Com o badalar dos sinos da catedral de Sant’Ana e muitos fogos, o povo recebeu a notícia durante a Missa solene na manhã desta terça-feira, 8, em Óbidos. "O povo é muito religioso e ficou muito feliz com o anúncio do papa. Estou muito feliz à frente do meu rebanho e mais ainda por fazer parte desta história", disse dom Bernardo, que foi nomeado bispo para Óbidos em 2009.
Segundo dom Bernardo, há trinta anos já se queria elevar a prelazia à categoria de diocese, pois ela já contava com as estruturas para isso. “Atualmente existem 13 prelazias no Brasil”, explica o bispo franciscano, lembrando que quando foi criada a prelazia, ela foi confiada à Ordem dos Frades Menores, através da Província Franciscana de Santo Antônio, com sede no Recife (PE). “Os franciscanos já estavam aqui em várias paróquias na região de Óbidos e a criação da prelazia foi entregue à Ordem Franciscana”.

PRESIDENCIA DA CNBB VISITA O PAPA BENTO XVI.

"É a primeira vez que a Presidência da CNBB vem a Roma para visitar os dicastérios romanos, buscando um contato mais profundo e mais próximo com a Santa Sé. Queremos, sobretudo, manifestar nossa comunhão ao Santo Padre, o sucessor de Pedro, o pastor de toda a Igreja, aquele que preside a Igreja na unidade da fé, no serviço da caridade”, disse o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno, em visita ao Santo Padre de 7 a 12 de novembro.
Ainda segundo o cardeal arcebispo de Aparecida (SP), esta visita é muito importante para o episcopado brasileiro porque “queremos receber uma confirmação por parte do papa Bento XVI para o nosso serviço na Conferência, para o serviço que nós realizamos também em nossas Igrejas particulares e queremos também informar os vários organismos da Santa Sé sobre tudo o que realizamos no Brasil, os programas e os projetos, sobretudo em nível nacional. Esta visita quer ser um sinal de comunhão com o Santo Padre e com todos aqueles que colaboram com o papa no governo da Igreja”, destacou.
Sobre a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro, dom Damasceno afirmou que a JMJ já começo. “Jornada já começou. Teve início quando recebemos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora no mês de setembro em São Paulo. Nesse dia reunimos na capital paulista mais de 100 mil jovens, sem dúvida um sinal que no Rio de Janeiro esperamos um número muito grande, talvez superior ao dos jovens que foram a Madri, esperamos talvez a chegada de três milhões ou mais de jovens. Então, a Jornada começou e começou bem, porque os Símbolos estão peregrinando em todas as dioceses do Brasil com uma preparação já programada. Deste modo, esperamos que a Jornada produza realmente muitos frutos para a Igreja e, sobretudo, para a juventude brasileira”, disse o cardeal.
Em visita ao papa, além do presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, o vice-presidente e arcebispo de São Luiz (MA), dom José Belisário da Silva e o bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Ulrich Steiner, participam do encontro.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FLORES COLHIDAS NOS JARDINS E ARREDORES DO NOSSO CONVENTO DE IPUARANA.

Após celebrar a Missa de Finados, no Cemitério do Oiti, no município de Lagoa Seca, voltei para o Convento e logo em seguida fui ao Cemitério da Cidade, para uma rápida visita. Ao voltar, andando pelos jardins e arredores do nosso Convento, comecei a colher essas belas flores para oferecer aos meus familiares e amigos (as) falecidos. Quero também lhe oferecer, amigo(a) que neste momento está acessando este Blog, para que ofereça também aos seus entes queridos que Deus já os chamou para a outra vida.